A Campanha Natal Solidário foi encerrada no último sábado, 23 de dezembro. A ação foi uma iniciativa da Torcida Organizada Afeganistão para arrecadar produtos de higiene pessoal que foram doados ao Hospital Psiquiátrico Espírita Cairbar Schutel e ao Lar São Francisco de Assis, ambos em Araraquara.
A campanha arrecadou 46 pastas de dente, 117 sabonetes, um hidratante, 9 escovas de dente, 3 esponjas de banho, um shampoo, 9 pentes de cabelo e 24 rolos de papel higiênico. Daiana Ferreira da Silva, diretora da torcida e responsável pela organização da campanha, analisou o resultado de forma positiva. "Por ser a primeira edição desta campanha, fiquei satisfeita. Conseguimos atender a todos de acordo com as suas necessidades. Mas já adianto que no ano que vem teremos muito mais", destacou.
Essa não é a primeira vez que a Afeganistão promove uma iniciativa social em datas comemorativas. A torcida possui um calendário de ações sociais durante o ano todo, em datas específicas. Já foram feitas quatro edições da Campanha do Agasalho e cinco do Dia das Crianças. "Todo começo de ano nós da torcida marcamos uma reunião para organizar como será o ano, entre jogos, caravanas e fazemos o planejamento das ações sociais, em qual data vamos fazer qual campanha e também os lugares que receberão as doações. A campanha do agasalho e do dia das crianças ja são fixas há uns anos. Esse ano foi e primeira vez do Natal Solidário e também vai acontecer para o próximo ano. Também pretendo programar uma campanha para doação de sangue e doação de caixas de leite ao instituto Lacca", completa Daiana.