InícioNotíciasGeralAtletas de Araraquara conquistam título brasileiro de jiu-jitsu

Atletas de Araraquara conquistam título brasileiro de jiu-jitsu

Leonardo Zanoni Silva, de apenas 16 anos, e seu mestre Enildo dos Reis Pimentel faturaram medalhas de competições nacionais

No início do mês de maio, três atletas do Centro de Treinamento Sport Fight se destacaram em competições nacionais de jiu-jitsu. Enildo dos Reis Pimentel, de 38 nos, que é treinador e atleta do grupo, unificou os títulos da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE). Quem também se destacou foi o atleta Leonardo Zanoni da Silva, de apenas 16 anos, que faturou o título brasileiro da CBJJE. Outro destaque do grupo foi o atleta Rogério Junqueira, que faturou o bronze na competição promovida pela CBJJ.

Projeto para pessoas carentes

Enildo Pimentel pratica a modalidade há 18 anos. Ele nasceu no Amazonas e se mudou para São Paulo em 2007, onde integrou a Academia Cícero Costa, do mesmo professor de atletas campeões mundiais como Leandro Lo e os irmãos Miyao. E foi nesta academia que ele conheceu o Projeto Social Cícero Costa, que ensina o jiu-jitsu para crianças e adolescentes carentes. Em 2013, ele trouxe a iniciativa para Araraquara e contou com o apoio de Evandir Junqueira, proprietário da academia e patrocinador do projeto que conta hoje com mais de 60 alunos de 9 a 14 anos.

“Esse projeto tem dois anos e já vem colhendo resultados muito satisfatórios. É muito bom aqui em Araraquara, principalmente porque era uma cidade um pouco carente nessa área de jiu-jitsu. E implantamos aqui um jiu-jitsu de competição e de primeira qualidade. Esse projeto tem como principal finalidade tirar as pessoas carentes da rua e dar uma oportunidade, não só como lutador, mas como cidadão. Mesmo que ele não se torne um lutador, ele será um cidadão de bem, que respeita as pessoas. E daqui para frente será consequência desse trabalho”, explica o mestre.

O proprietário da academia, Evandir Junqueira, também fala com orgulho do projeto. “É muito satisfatório ver esse projeto funcionando e tirando pessoas das ruas. É algo que não tem preço”, resume.

Jovem talento

Apesar da pouca idade, o atleta Leonardo Zanoni vem mostrando que é uma das promessas da modalidade no país. Ele começou a praticar o jiu-jitsu em 2013 e, no mesmo ano, com apenas três meses de treinamento, conquistou o primeiro lugar entre os atletas de faixa branca no Campeonato do Interior em Ribeirão Preto. Na ocasião, o atleta, que tinha 14 anos de idade e pesava 68 quilos, superou competidores adultos com mais de 130 quilos. Hoje, aos 16 anos e vários títulos, ele utiliza a faixa azul e comemora seu sucesso no Brasileiro. “Foi uma conquista muito boa. Treino todos os dias para alcançar meus objetivos e pretendo chegar cada vez mais longe”, explica o jovem.

Rumo ao Mundial

Agora, os atletas de Araraquara treinam forte para o Mundial de Jiu-Jitsu que será realizado no final do mês de junho em São Paulo. “Tem alguns adversários que nós conhecemos e sabemos que são bem duros, e tem outros bons nomes que vão aparecendo. Mas estamos treinando muito para fazer uma boa participação”, destaca Leonardo.

O Centro de Treinamento Sport Fight fica localizado na Avenida Francisco Vaz Filho, 2301, e está aberto a novos alunos. O projeto social que atende crianças e adolescentes carentes também está aberto a novas inscrições e em breve ganhará um novo espaço, que ficará localizado na Avenida Luís Alberto, 1509. Para participar da iniciativa, os jovens devem comprovar que são de famílias de baixa renda e também apresentar sua frequência escolar. Quem se interessar em patrocinar os atletas deve entrar em contato pelo telefone (16) 99752-5515.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas