InícioEsporteBasqueteAtletas do basquete doam sangue ao Hemonúcleo

Atletas do basquete doam sangue ao Hemonúcleo

Um dia depois de vencer time de Campinas, elas marcaram mais um ponto

A equipe de basquete do Sesi/Araraquara doou sangue ao Hemonúcleo Regional de Araraquara da Unesp nesta terça-feira (24). A comissão técnica aproveitou a folga da equipe, após a vitória em casa por 78 a 75 e com virada diante do Vera Cruz, de Campinas, na segunda-feira (24), pela Divisão Principal do Campeonato Paulista.

A iniciativa partiu do técnico André Carrascoza ao ver uma matéria de jornal regional sobre a necessidade de equilibrar o estoque do Hemonúcleo. "As atletas apoiaram a ação de solidariedade e vamos divulgar para que o Hemonúcleo consiga mais doadores", disse Carrascoza.

Para a coordenadora da equipe, Roseli Gustavo, o elenco de basquete está em boa forma e mesmo com o esforço de todas, na partida da segunda-feira, diante de um adversário difícil, inclusive o Vera Cruz é o atual campeão brasileiro, a doação foi tranquila. “A ação é um exemplo para nossa sociedade e a iniciativa foi imediatamente aprovada pelas atletas, que ficaram felizes em colaborar”, afirmou Roseli.

Estudante de Ciências Econômicas e armadora do time do Sesi, Debora Fernandes, de 27 anos, enfatizou a importância da doação de sangue e a iniciativa da comissão técnica, que lhe proporcionou doar pela primeira vez. "Uma pessoa que doa pode salvar quatro vidas, essa consciência é muito importante, por mais que a ciência tenha evoluído nada substitui o sangue humano, por isso temos que pensar sempre no próximo", afirmou a atleta.

Pela segunda vez, a ala Beatriz de Oliveira, 20 anos, doou sangue. “Já doei uma vez em Recife. Agora estou feliz em doar novamente e colaborar com o Hemonúcleo”, disse.

Mais sangue

Segundo o médico hematologista Reinaldo Bonfá, responsável pelo Hemonúcleo da Unesp, o estoque da unidade para atender as cirurgias eletivas em 13 hospitais de 11 cidades da região é de 1100 bolsas e no momento o estoque é de 800 bolsas.

"Nosso atendimento comunitário é em torno de 80% para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e temos que equilibrar o estoque para suprir as quedas de doações nos meses de férias (julho, dezembro e janeiro)", relatou Bonfá.

O Hemonúcleo funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 14h às 16h, e está localizado na Rua Expedicionários do Brasil, 1821, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-6102.

 

 

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas