Nesta quarta (21), Eduardo Jardimé o convidado do Sesc Araraquara para o Encontro com o autor, atividade de literatura que será realizada às 20h, na Área de Leitura.Ele falará sobre “Eu sou trezentos”, biografia de Mário de Andrade que escreveu. O evento é gratuito, para 40 pessoas, e os interessados devem fazer inscrição na Central de Atendimentos do Sesc.
Mário de Andrade nasceu em São Paulo em 1893 e morreu na mesma cidade, em 1945. Escritor, poeta e agitador cultural, é um dos principais expoentes do Modernismo no Brasil, inaugurado na segunda década do século XX. Até 1937, ano da instauração do Estado Novo, Mário foi a figura central da vida intelectual no país. Nenhum escritor teve, como ele, tanta importância como artista, como formulador de uma interpretação do Brasil e como animador cultural.O livro examina a personalidade do escritor, evidente nas suas iniciativas, poemas, contos, romances e ensaios. A crítica e a história da literatura já sublinharam a importância de Mário de Andrade. Sua contribuição para a renovação das artes no país são inestimáveis.
Eduardo Jardim nasceu no Rio de Janeiro, em 1948. Foi professor de filosofia na PUC-Rio por muitos anos. Bolsista pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional, é autor de Eu sou trezentos (2015), a primeira biografia de Mário de Andrade. Publicou também os estudos A brasilidade modernista: sua dimensão filosófica (1978), Limites do moderno: o pensamento estético de Mário de Andrade (1999), Mário de Andrade: a morte do poeta (2005), A duas vozes: Hannah Arendt e Octavio Paz (2007) e Hannah Arendt: pensadora da crise e de um novo início (2011).
Serviço:
Encontro com o autor “Eu Sou Trezentos”
Dia: 21/9, quarta
Horário: 20h
Local: Área de Leitura
Grátis.
Inscrições na Central de Atendimentos.


