InícioCulturaBailarino araraquarense radicado em BH traz espetáculo solo ao Sesc

Bailarino araraquarense radicado em BH traz espetáculo solo ao Sesc

Apresentação será dia 18 de maio, às 20 horas, no Teatro

O bailarino araraquarense Fábio Costa, radicado em Belo Horizonte há mais de dez anos, está de volta aos palcos da cidade com um espetáculo-solo inédito por aqui. Cartaz do Teatro do Sesc Araraquara, dia 18 de maio, às 20 horas, “Umbigo do Sonho” é uma obra autobiográfica que fala sobre a trajetória pessoal do bailarino desde a juventude periférica em Araraquara até seu reconhecimento como artista da dança com experiências internacionais.

O espetáculo “Umbigo do Sonho” foi elaborado no período pré-pandemia a partir das histórias pessoais de Fabio Costa, sonhos, pesadelos e outros estímulos propostos pelo coreógrafo e psicanalista Musso Greco e foi apresentada em duas oportunidades via YouTube. Agora, Fabio Costa faz turnê pelos Estados de São Paulo e Minas Gerais em apresentações presenciais.

“É uma oportunidade muito especial poder apresentar este espetáculo, que começou virtual , e muito especial estar no Sesc, um lugar que abraça muito os artistas, é repleto de arte, as pessoas que frequentam estão muito abertas para receber a arte. Vai ser também a primeira vez que a minha família, os amigos vão me ver em cena. Eles já viram numa live, mas em outra configuração. Também vai ser legal poder movimentar a cena em Araraquara. Vai ser emocionante”, fala o bailarino Fabio Costa.

Em sua elaboração corporal, Fabio traz a infância e a juventude na periferia de Araraquara em que teve contato com o crime, as brigas e as drogas e onde viu amigos serem presos e até mortos em decorrência de sua realidade social. Muitas destas imagens estão em projeções do espetáculo, baseadas em sonhos e pesadelos do artista. “A concepção do espetáculo também me serviu de tratamento. Depois dele, os pesadelos acabaram. O Musso um dia me perguntou deles e então percebi que eles tinham parado”, conta Fabio.

A coreografia também perpassa pelo período em que Fabio trabalhou com a mãe, empregada doméstica, e na construção civil, setor que emprega preferencialmente jovens negros. Esta realidade começa a mudar quando Fabio por meio do Hip Hop, tão presente em toda a sua formação. Bboy das ruas da cidade, Fabio foi convidado a participar das Oficinas Culturais do Município, fazia aulas na Art Company, que abriu as portas para muitos bboys da cidade na época, e por fim chegou ao Grupo Gestus, da diretora Gilsamara Moura, uma experiência que o levou para a dança contemporânea de forma profissional, explorando outras possibilidades da sua arte como ofício.

Ali, Fabio inicia a ressignificação da sua trajetória de jovem negro periférico que existe e resiste a partir da arte, como bailarino, professor de dança, corégrafo, produtor e diretor.

UM NOVO CORPO – Com “Umbigo do Sonho”, vemos a transformação deste corpo rígido, deste corpo alvo, do corpo associado ao crime, ao tráfico, à malandragem apenas por ser jovem, negro e periférico; do corpo que quebra, bate, equilibra, joga, transporta, constrói, mexe e remexe a terra, que concreta, em um corpo político e social, que sobreviveu às estatísticas que apontam: o corpo negro tem três vezes mais chances de ser morto que um corpo branco.

No palco, um corpo que inverte estereótipos e deixa de ser objeto cenográfico das construções para ser objeto de ação na cena artística. O homem negro não é mais o serviçal, o trabalhador braçal, duro, resistente, incapaz de pensar, de criar, o corpo apagado, cinza, silenciado, um corpo de concreto, aprisionado como previsto pela cultura dominante. Nos palcos, o homem negro com um carrinho de mão não é mais o pedreiro; o homem negro com a camisa do time não é mais visto como marginal.

No palco, o novo corpo do homem negro se apresenta sutil, envolvente, encantador, poético, com voz, visto, ouvido, admirado. Um corpo protagonista!

No ano passado, o espetáculo “Umbigo do Sonho” foi selecionado pelo festival Dança em Trânsito e circulou por Belo Horizonte, Coronel Fabriciano e Rio de Janeiro. Este ano, participa novamente do programa a partir de julho e estará Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

“Umbigo do Sonho” tem trilha sonora de Guto Borges, imagens de vídeo e fotos de Gabriela Sá e Ícaro Moreno, produção executiva e assistência de coreografia de Lu Lanza e iluminação de Eliatrice Gischewski.

MAIS SOBRE O BAILARINO – Fabio Costa foi bailarino do Grupo Gestus, de Araraquara, da Cia Mario Nascimento, de Belo Horizonte, fez trabalhos com a Membros Cia de Dança, de Macaé, com a Cia Urbana de Dança, do Rio de Janeiro, com Vanilton Lakka e no Sesi BH, é professor de dança no Minas Tênis Clube e no Palácio das Artes, é educador social do projeto social Corpo Cidadão, do Grupo Corpo, atua como bailarino solo, integra o Grupo Camaleão e já esteve em mais de 15 países.

Há dois anos, Fabio Costa teve a oportunidade de fazer uma vivência em imersão com o multiartista iraniano Khosro Adib durante um mês para conhecer todas as suas técnicas e processo criativos. “Da mesma forma que o Gestus me fez ver a dança como profissão, esta experiência foi um presente para mim e acredito que está abrindo muitas portas”, fala o bailarino. “Além disso, em todos os projetos eu procuro ter olhar social e fazer essa contribuição até para não esquecer de onde eu vim, das minhas raízes de Araraquara”, finaliza.

ARTIGO – Mais sobre o espetáculo “Umbigo do Sonho” pode ser lido na “Serpente – Revista do Patrimônio de Araraquara”, no link https://shre.ink/QM0z.

SERVIÇO

Dança

Espetáculo “Umbigo do Sonho”

De Fabio Costa

Teatro do Sesc

Dia 18 de maio, às 20h

Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia-entrada) e R$ 10 (credencial plena) – vendas online a partir de 11/05 e presencial a partir de 12/05