O mundo inteiro está sensibilizado com o trágico acidente envolvendo a delegação da Chapecoense, que culminou com a morte de 71 pessoas no último dia 29. O Barcelona, através de uma nota oficial, convidou o Verdão do Oeste para disputar o Troféu Joan Gamper, em agosto, e se propõe a ajudar o time catarinense a se reconstruir.
“O FC Barcelona deseja prestar homenagem às 71 pessoas que perderam a vida no acidente e às suas famílias, e por isso trabalhará para que a edição 2017 do Troféu Joan Gamper simbolize um grande tributo do mundo do futebol a eles, não apenas com a realização do jogo, mas também por meio de diferentes iniciativas a serem divulgadas conforme a data se aproxime”, afirmou em nota.
“Com este convite à Chapecoense, o FC Barcelona pretende colaborar com a reconstrução institucional e esportiva do clube, para que este possa recuperar o nível competitivo que havia alcançado”, completou o Barça, que agora aguarda a resposta da Chapecoense para iniciar os preparativos. O time espanhol, inclusive, já enviou uma carta para o Verdão para acertar os detalhes do evento.
O torneio seria apenas um amistoso entre as duas equipes, sendo uma espécie de abertura de temporada para a equipe catalã, que garantiu querer estreitar os laços com a Chapecoense, após a tragédia. Uma das prováveis ações seria reverter a renda do duelo para o Verdão do Oeste, já que a partida seria disputada no Camp Nou.
Há três jogadores sobreviventes do acidente. O goleiro Follmann, o zagueiro Neto e o lateral Alan Ruschel seguem com vidas, além do jornalista Rafael Henzel.

