O AZ Basquete Araraquara volta à quadra nesta terça-feira (22), às 17h15, no Ginásio Galegão, em Blumenau-SC, onde enfrentará o Coritiba Monster/Thalia-PR pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro de Basquete. A partida terá transmissão ao vivo pelo canal Arquibancada Esporte Clube no Youtube.
Em sua primeira participação em uma competição oficial, o recém-criado time do AZ Basquete Araraquara vem fazendo bonito. O time estreou na competição nacional com duas vitórias em dois jogos.
O time comandado pelo técnico Fábio Appolinário fez a sua estreia na competição na sexta-feira (18), quando superou o Flamengo Blumenau por 79 a 70 na Arena Brusque, em Brusque-SC. Na ocasião, o destaque do jogo foi o ala Vezarinho, do time araraquarense, que marcou 28 pontos. Rafael Stabile, de Araraquara, e Gabi, do time catarinense, anotaram 15 pontos e também se destacaram. Outros destaques do AZ foram Pajé (com 8 pontos) e Nezinho (com 9 assistências).
No dia seguinte, sábado (19), a equipe araraquarense voltou à quadra no mesmo local para enfrentar a Liga Sorocabana e levou a melhor pelo placar de 71 a 59. O grande nome da partida foi o pivô Pajé, de Araraquara, que anotou um duplo-duplo com 12 pontos e 16 rebotes, foi eleito o melhor jogador em quadra e levou o Troféu Oscar Schmidt. Já o cestinha do jogo foi o ala/armador Gui Santos, da equipe de Sorocaba, que marcou 26 pontos.
Fábio Appolinário aprovou o comportamento de sua equipe e assegura que o grupo tem muito a evoluir tecnicamente. "Foram dois jogos muito difíceis, muito disputados, mas o balanço que faço é totalmente positivo. Acho que independente da vitória nos dois jogos, a postura da equipe, principalmente no que acredito que seja um basquete ideal, que é uma defesa muito agressiva e um ataque rodando bem a bola, foi muito positiva nos dois jogos. Claro que a equipe oscilou com bons e maus momentos, o que é normal porque foram os dois primeiros jogos nossos depois dos amistosos. Ainda estamos em um processo de evolução, sabemos que temos muito a corrigir e melhorar, mas eu fiquei muito satisfeito com o desempenho da equipe. Agora vamos seguir trabalhando para manter essa sequência boa nas próximas partidas", avaliou.
O Campeonato Brasileiro é promovido pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e serve como uma divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB), maior campeonato da modalidade no país. A competição é disputada no sistema de 'bolhas', ou seja, com cada etapa jogada por todos os times em sede única. A competição foi dividida em duas chaves. A primeira conferência conta com AZ Araraquara, Brusque-SC, Blumenau-SC, ADRM Maringá-PR, Coritiba Monster/Thalia-PR, Clube Tatuí-SP e Liga Sorocabana-SP. Já na outra estão Basket Osasco-SP, São José Desportivo-SP, Memorial/FUPES/Santos-SP, Praia Clube/Gabarito/Unimed-MG, Vila Nova/AEGB-GO, Sodie/Mesquita/LSB-RJ e Botafogo-RJ. As sedes da primeira conferência serão Brusque e Blumenau. Já os jogos da segunda ocorrem nas cidades de Osasco e São José dos Campos, ambas em São Paulo.