Com a Liga de Basquete Feminino (LBF) paralisada por conta da pandemia do novo coronavírus, as equipes e jogadoras da competição seguem o isolamento domiciliar recomendado para frear as situações de contágio da pandemia.
Com o acompanhamento à distância das comissões técnicas e sobretudo dos preparadores físicos, a rotina de treinos precisou ser adaptada para que as atletas mantenham a forma durante o confinamento. Débora, armadora do Sesi Araraquara, busca organizar tudo para que as atividades em casa não sejam muito diferentes das habituais, na academia e na quadra.
“Estou tentando manter minha rotina com os horários próximos de quando treinávamos na academia e na quadra. Com o suporte que nossa comissão técnica tem nos dado, facilita bastante. Assim, estou adaptando da melhor maneira, fazendo o máximo para manter a condição física principalmente. Os treinos que faço com bola, por exemplo, são dribles, passes e imitações de arremesso”, diz a líder em bolas recuperadas da última temporada e terceira em assistências.
O isolamento também mudou a forma de convivência com o restante do elenco. Para manter o ‘entrosamento’ com o grupo, o whatsapp é a principal ferramenta, como pontua Débora. “Nós conversamos bastante, mandamos vídeos dos treinamentos em casa, trocamos experiências do que fazemos com o tempo livre e assim conseguimos matar um pouco da saudade. Nos últimos dias tenho conversado mais com a Sil, Aline e Iza (alas-pivôs da equipe)”, diz.
Assim, a jogadora tenta unir o útil ao agradável. “Estou levando esse tempo de isolamento de um jeito que eu consiga continuar treinando meu corpo, cuidando da minha mente e curtindo minha família”, resume Débora.
“Estou sentindo muita falta dos treinos e jogos, além do bom ambiente que temos no time”, completa Débora.
A décima edição da LBF começou em 8 de março, mas foi suspensa seis dias depois, como medida de prevenção. Uma reunião virtual realizada na última semana entre a entidade e representantes das equipes e da comissão de atletas determinou que o campeonato segue suspenso até que sejam realizadas novas avaliações das condições de saúde pública no cenário nacional.