Campeão dos Jogos Regionais, tanto no feminino quanto no masculino, a exemplo do ano passado, o ciclismo da Fundesport já está garantido nos Jogos Abertos do Interior 2023, previstos para outubro, em Rio Preto.
No último fim de semana, em Barretos, a modalidade garantiu nove medalhas para Araraquara – sete de ouro, uma de prata e uma de bronze – e o primeiro lugar na classificação geral nos Jogos Regionais, com 50 pontos ganhos no feminino e 46 no masculino.
Segundo o técnico e também atleta da equipe, João Mantovani, o bom entrosamento e a boa preparação física dos atletas tornaram possíveis as conquistas, em uma competição de alto nível entre as cidades participantes.
“Numa disputa das mais difíceis dos últimos anos, com um nível muito forte, o que prevaleceu foi bom conjunto e a boa preparação da nossa equipe, além da presença de Lauro Chaman, que é um diferencial” explica o treinador.
Ainda de acordo com Mantovani, não é só as medalhas ganhas que contam numa conquista, mas cada ponto obtido pela equipe toda, independentemente de quem sobe ao pódio.
Retrospecto
As disputas do ciclismo nos Regionais tiveram início na sexta-feira, dia 14, e terminaram no domingo, 16, em Barretos. Pelo feminino, na prova de velocidade olímpica por equipe, com duas atletas cada, Araraquara conquistou a primeira medalha de ouro, com Lusuelen Domingues e Gabriela Ribeiro.
Na sequência, na prova de velocidade individual, ganhou mais um ouro, também com Lusuelen, e a medalha de bronze, com Gabriela.
No masculino, ainda na sexta-feira, na prova de velocidade olímpica, com três atletas em cada equipe, Araraquara ganhou ouro com Matheus Mantovani, Vagner dos Santos e Lauro Chaman. Na velocidade individual, veio a medalha de prata, com Vagner.
No sábado (15), na prova de critério por pontos com o feminino, a cidade ganhou mais uma medalha de ouro, com Lusuelen Domingues, e Mariana Camargo ficou com o 6º lugar. No masculino, nessa mesma prova, outro ouro com Lauro Chamam, o 4º lugar com Rafael Generoso, e o 6º, com Leonardo Ribeiro.
Finalmente, no domingo, na prova de resistência, mais um ouro no feminino, com Lusuelen, e o 4º lugar, com Mariana. No masculino, o último ouro da equipe também foi conquistado por Lauro Chaman, além do 5º lugar, com Paulo Cliver Macedo.
Classificação
O ciclismo feminino de Araraquara, que disputou as quatro provas com dez cidades inscritas, foi campeão em Barretos com 50 pontos ganhos. Ribeirão Preto, que ficou em 2º, com 31 pontos, também está classificado para os Abertos.
O ciclismo do masculino, também campeão dos Regionais, conquistou 46 pontos e vai a Rio Preto junto com Franca, 2ª colocada, com 31 pontos. As quatro provas do masculino foram disputadas por vinte cidades.
A equipe feminina de Araraquara em Barretos foi composta pelas seguintes atletas: Gabriela Ribeiro, Lorena Fernandes, Lusuelen Domingues, Mariana Camargo e Sarah de Andrade.
Pelo masculino foram: Geraldo Cerniato Junior, Guilherme de Moura, Jorge Bratfiche Junior, Lauro Chaman, Leonardo Fernandes, Ivan Jorge de Moura, Marcos Roza de Moraes e Matheus Mantovani.
E mais: Paulo Cliver Macedo, Pedro Henrique Rodrigues, Rafael Generoso, Renan Pacheco, Vagner dos Santos e Willian de Almeida, além do técnico João Mantovani e do assistente técnico, Rodrigo Luiz Palácio.
Bicampeonato
Só para lembrar: em 2022, o ciclismo de Araraquara também ficou com o titulo dos Jogos Regionais – disputados em várias cidades -, tanto no masculino quanto no feminino.
A equipe tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, além da Sodbike Uniformes, 4nutri Health e Nacional Bikes.
Fotos: Divulgação