InícioCultura+CulturaBlocos carnavalescos de Araraquara estreiam websérie sobre o interior

Blocos carnavalescos de Araraquara estreiam websérie sobre o interior

Depois de animarem o Carnaval de Araraquara, Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina lançam a série “Estórias e Histórias do Interior”, premiada pelo Governo do Estado de São Paulo

Em 2020, no auge da pandemia de COVID 19, os blocos de carnaval Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina cancelaram seus calendários de festas e começaram a produzir vídeos sobre cultura popular. O projeto foi ganhando seguidores e novos formatos e acabou sendo premiado pelo Proac da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. O resultado deste prêmio chega às plataformas de redes sociais esta semana: nesta sexta-feira (24), nas redes sociais do Petit PhUÁ: Instagram, Facebook e YouTube, será disponibilizado o primeiro episódio.
O projeto “Estórias e Histórias do Interior” tem como foco abordar temas que contam características do modo de vida do interior, da chamada cultura caipira que, de alguma forma, define nossa identidade. Os vídeos apresentados por Weber Fonseca – produtor do bloco Petit PhUÁ – a princípio versam sobre Araraquara.
“A chave deste projeto é que justamente ao falarmos de Araraquara, onde estão sediados nossos blocos, estamos falando de uma identidade comum a tantas cidades de interior, como por exemplo, os topônimos indígenas, as festas de Santos, festa populares, as praças e os mercados públicos, bem como os ciclos agrícolas que definiram nossa economia e nossa constituição social.”
Os episódios que começam neste dia 24 de fevereiro serão disponibilizados às sextas-feiras e se estendem até o dia 12 de maio, véspera da celebração de Nossa Senhora de Fátima, o último vídeo da série.
Os episódios são: Interior, Rio Mogi e Rio Jacaré, Cana-de-açúcar, Café, Laranja, Praças, Mercados, Festa de Nossa Senhora do Carmo, Festa dos Machados, Hortas, Migrações e Cemitérios.
A ficha técnica conta com concepção e apresentação de Weber Fonseca; roteiros: Kleber Fonseca e Weber Fonseca; arte de Marina Amaral; pesquisa: Juliano Machado; figurino: Dani Perez; costureira: Hilda Maia; música: Denis Corbi; comunicação: Tadeu Queiroz; fotografia: Marcelo Toso. E um time de ilustradores que incluem: Auá, Daniel Almeida, Junião, Isabela Rudge, Lucas Tannuri e Ricardo Costa.
Weber reforça a ideia de que os vídeos atendem à memória dos mais velhos bem como apresentam um novo olhar sobre o patrimônio cultural do lugar que vivemos para crianças e jovens.
Os vídeos que nasceram para atender um canal de diálogo para cerca de 500 foliões, hoje dialoga com milhares de espectadores em todo o Brasil, chegando em basicamente nas 27 unidades da Federação, incluindo o Distrito Federal.
Vale lembrar que, neste mês de fevereiro, Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina retornaram para as praças, animando muitos foliões – entre crianças, jovens e adultos – no Carnaval popular de Araraquara.

Os canais do Petit PhUÁ são: facebook.com/petitphua/ , instagram.com/petitphua_bloco/ e youtube.com/@PetitPhuaBloco .

Notícias relacionadas

Mais lidas