Uma edição de Jogos Pan-americanos para celebrar e recordar. Foi com esse espírito que a delegação brasileira se despediu de Santiago 2023, na cerimônia de encerramento realizada neste domingo, 05, no Estádio Bicentenário Municipal de La Florida. Depois de uma campanha histórica, marcada por quebra de recordes de ouros e medalhas, com total de 205 (66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes), o Time Brasil cantou e dançou no embalo dos ritmos locais.
O espetáculo chamado “A Alma dos Jogos” foi um verdadeiro show de música típica chilena. Logo no início, a contagem regressiva colocou no centro da apresentação os chinchineiros, como são conhecidos os músicos de rua do país, com seus instrumentos de percussão que lembram um bumbo. Tinha-se, então, um cenário épico para a grande festa.
Os brasileiros curtiram com a intensidade que marcou a performance do país nos Jogos. No ritmo de atrações do país-sede dos Jogos e com a Cordilheira dos Andes de palco para representar a geografia chilena, os atletas embarcaram em um clima de muita alegria e descontração.
Coube a dois nomes destacados da campanha em Santiago o papel de liderar a delegação na solenidade: o mesatenista Hugo Calderano, que se tornou o único tricampeão individual dos Jogos Pan-Americanos entre os homens, além de conquistar o ouro por equipes na capital chilena, e Nicole Pircio, da ginástica rítmica, que faturou três medalhas de ouro nesta edição: no conjunto, nos cinco arcos e no misto (três fitas e duas bolas).
A dança típica do Carnaval de Barranquilla, sede da próxima edição dos Jogos, em 2027, teve espaço no momento de passagem da bandeira de uma sede para outra.
Os cantores Joe Vasconcellos e Prince Royce se apresentaram para marcar a reta final da cerimônia, com uma performance que culminou em fogos de artifício e muitas emoções. Para o Brasil, é um momento de avaliar positivamente os resultados e já arregaçar as mangas para os próximos desafios, em especial os Jogos Olímpicos.
“Temos muito o que comemorar. Viemos com muita alegria e energia para celebrar os resultados esplêndidos que tivemos nesses Jogos Pan-americanos. Estávamos muito confiantes. Hoje a gente comemora, mas amanhã já começamos a trabalhar para os Jogos Olímpicos de Paris, que estarão logo ali”, disse Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e chefe da missão brasileira na capital chilena.
Foto: Miriam Jeske/COB
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.