O Brasil fará sua primeira decisão na Copa do Mundo nesta quarta-feira, 27 de junho, às 15 horas, quando enfrentará a Sérvia no Estádio Spartak, em Moscou, pela rodada de encerramento da primeira fase da maior competição do futebol mundual.
A Seleção Brasileira, que vem embalada pela vitória de 2 a 0 sobre a Costa Rica, lidera o Grupo E com os mesmos quatro pontos da Suíça, que leva desvantagem nos critérios de desempate. A Sérvia, que vem de derrota por 2 a 1 para a Suíça, soma três na chave que ainda conta com a já eliminada Costa Rica, que ainda não pontuou.
Para carimbar sua vaga nas oitavas de final, o Brasil precisa de um simples empate, mas aí pode perder a primeira posição caso a Suíça vença a Costa Rica, em jogo que acontece no mesmo horário, em Nizhegorodskaya. Se perder, o time canarinho só avança em caso de derrota dos suíços. A Sérvia só avança com a vitória.
Cientes de que a pressão está grande por conta de atuações irregulares, das cobranças de campanhas ruins do passado e pela própria necessidade de vitória, os jogadores brasileiros garantem que chegam prontos para este compromisso. “Sabemos que tem muita coisa em jogo e que a cobrança é sempre muito natural. Nesta preparação procuramos lidar com isso tudo. Um conjunto de coisas, Tanto o lado emocional quanto o técnico. Todos os aspectos foram trabalhados, chegamos muito bem preparados para fazer um grande jogo”, disse o zagueiro Miranda, que será o capitão brasileiro no jogo desta quarta.
O técnico Tite sabe que a partida se desenha complicada, principalmente porque a Sérvia possui o time mais alto da Copa. As jogadas aéreas, historicamente, sempre foram um problema para os times brasileiros. “Sabemos que existe essa característica no time deles. A bola aérea ofensiva é muito usada, mas também te a qualidade técnica individual. Jogadores de alto nível também. Temos a condição de poder neutralizá-los, evitando situações próximas, de faltas laterais, encurtar ou bloquear, e tirar proveito de alguma situação. Uma altura maior vai perder alguma coisa, a vida é assim. Estrategicamente vamos buscar”, disse Tite.
Para este jogo o Brasil não poderá contar com dois jogadores do elenco: o lateral-direito Danilo, com lesão no quadril, e o atacante Douglas Costa, com lesão muscular na coxa direita. Este poderia ser titular. Sem ele, o treinador confirmou a manutenção da equipe que começou o confronto com a Costa Rica.
Pelo lado da Sérvia, o técnico Mladen Krstajic garante uma postura ofensiva. “É a nossa característica e não podemos mudá-la nem mesmo enfrentando a Seleção Brasileira. Até porque apenas a vitória nos dá a classificação e temos que ir em busca dela. Vai ser um jogo complicado e decidido nos detalhes, mas podemos ganhar”, analisou o comandante sérvio.
FICHA TÉCNICA
SÉRVIA X BRASIL
Local: Estádio Spartak, em Moscou (Rússia)
Data: 27 de junho de 2018 (Quarta-feira)
Horário: 15h (de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Assistentes: Reza Sokhandan (Irã) e Mohammed Mansouri (Irã)
SÉRVIA: Vladimir Stojkovic; Branislav Ivanovic, Nikola Milenkovic, Dusko Tosic e Aleksandar Kolarov; Luka Milivojevic, Nemanja Matic, Dusan Tadic, Sergej Milinkovic-Savic e Adem Ljaic (Filip Kostic); Aleksandar Mitrovic. Técnico: Mladen Krstajic.
BRASIL: Alisson; Fagner, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, Neymar e Willian; Gabriel Jesus. Técnico: Tite.