O Brasil acabou eliminado da Copa do Mundo ao perder para a Croácia nos pênaltis, após empate por 1 a 1 na prorrogação. O duelo foi realizado nesta sexta-feira (9), no estádio Cidade da Educação.
Apesar de explorar os lados de campo com Raphinha e Vinícius Júnior, o Brasil entrou em campo um pouco desligado e deu espaços para a Croácia ameaçar. Aos 12 minutos, Juranovic avançou pela direita e deu para Pasalic, que cruzou. Perisic apareceu como elemento surpresa, mas furou, desperdiçando uma grande oportunidade de tirar o zero do placar.
O Brasil equilibrou as ações e arriscou principalmente com Vinícius Júnior, mas todas as bolas que chegaram no gol foram defendidas facilmente pelo goleiro Livakovic. Neymar e Casemiro também arriscaram de longe, sem sucesso.
No segundo tempo, o Brasil mudou a postura e foi para cima. Após tentativa de Neymar, Vinícius Júnior saiu de frente para o gol, mas chutou em cima de Livakovic. O goleiro brilhou novamente, aos nove minutos, ao segurar um chute rasteiro de Neymar.
E o goleiro croata foi o grande destaque do segundo tempo. Aos 20 minutos, saiu nos pés de Paquetá, na entrada da pequena área, para defender mais uma. E não parou por aí. Ele ainda pegou uma tentativa à queima-roupa de Neymar e outro arremate do ex-flamenguista.
Nos minutos finais, o Brasil tirou o pé do acelerador e deixou a Croácia crescer novamente. A equipe europeia, no entanto, não teve pressa e levou no “banho maria” até o apito final.
Na prorrogação, o jogo foi truncado, mas o talento brasileiro se sobressaiu. Aos 15 minutos, após linda triangulação entre Neymar, Paquetá e Rodrygo, o camisa 10 driblou o goleiro e chutou forte para abrir o marcador.
Tudo indicava que o Brasil venceria, mas esqueceram de combinar com a Croácia. Aos 11 minutos, Modric tocou para Vlasic, que abriu para Petkovic, que chutou. A bola bateu em Marquinhos e tirou Alisson da jogada. Com isso, o jogo foi para os pênaltis.
Rodrygo abriu a cobrança e parou no goleiro Livakovic. Já os jogadores da Croácia fizeram todos: Vlasic, Majer, Modric e Orsic. Casemiro e Pedro converteram, mas Marquinhos jogou na trave, em tentativa que tira o Brasil da Copa.