Lançado pela Prefeitura em abril de 2019 visando ampliar o sistema de monitoramento e vigilância pública de Araraquara, o programa "Câmera Cidadã" integra imagens de 134 câmeras, segundo a secretaria municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. Além da participação de câmeras de sistemas privados de segurança, o programa contempla ainda as câmeras do Terminal Central de Integração (TCI), da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA) e do Posto de Pedágio de Bueno de Andrada.
De acordo com o responsável pela pasta, João Alberto Nogueira Junior, desde que foram instaladas as câmeras cidadãs, já incluindo a primeira quinzena de 2021, o auxilio foi verificado em diversas operações policiais na cidade. Na última segunda-feira (18), graças ao programa foram presas duas pessoas por tráfico de entorpecentes na cidade, além da apreensão dos entorpecentes.
No geral, foram registrados dois auxílios em investigações de tráfico de entorpecentes, duas identificações de autores de furto de motocicletas, quatro auxílios em investigações de roubo em estabelecimentos comerciais, além de uma ocorrência de tentativa de furto em residência.
O programa também colaborou em uma ocorrência de dano ao patrimônio, numa identificação de autores de fogo em área de preservação ambiental, num auxilio na identificação de autor de acidente de trânsito com vítima fatal e em uma identificação de evasão de acidente de trânsito com vitima.
Ainda segundo a secretaria, as imagens ajudaram recentemente em ocorrências de estelionato e com outros dois auxílios em investigação de homicídio.
"Este programa lançado para criar uma rede colaborativa com a participação direta da população no sistema de monitoramento e vigilância da cidade, somando câmeras privadas e públicas, tem contribuído na prevenção e investigação de delitos que ocorrem em Araraquara", enfatiza o secretário João Alberto.
As imagens captadas são compartilhadas com o Centro de Monitoramento da Guarda Municipal e com as Polícias Civil e Militar através do Sistema Detecta.