A Prefeitura de Araraquara, através do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, passa a oferecer, a partir do dia 1º de agosto, mais uma etapa do Ciclo da Terapia de Resultados Breves, em uma parceria que conta com o apoio voluntário de psicólogos profissionais. O atendimento será gratuito, oferecido às terças-feiras, às 18h30 e aberto para pessoas a partir de 15 anos, tendo como novidade a realização de um grupo somente de jovens e adolescentes.
Serão abordados temas como ansiedade, conflitos familiares, depressão, relações sociais, momento atual vivenciado, conflitos étnico-raciais e outros assuntos trazidos pelos participantes. Os encontros serão semanais, com duas horas de duração e realizados de forma em grupo que resultam em trocas de experiências e alcance de resultados mais rapidamente.
O objetivo da parceria é que as pessoas expostas às angústias provocadas por diversos fatores cotidianos possam, de alguma forma, ter a dor amenizada através da contribuição dos profissionais e esse sofrimento possa ser reparado. As sessões de terapia são gratuitas e abertas para todas as pessoas.
A coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, falou sobre a importância da terapia. “Tivemos muita procura este ano em decorrência dos atendimentos realizados no passado, pois foi notório uma melhora significativa das pessoas que foram acompanhadas no primeiro semestre com a terapia e daremos continuidade no próximo período, pelo bem-estar e pelo bem viver das pessoas que têm a saúde mental afetadas. Muitas vezes, por um processo cultural, elas não veem a necessidade de buscar ajuda profissional, e são desestimuladas pela própria família, por isso facilitamos o acesso, incentivando a todos que participem, em especial pela qualidade e comprometimento dos profissionais que aqui estão”, explicou.
Os profissionais envolvidos são: Carlos Renan Velloso de Andrade, que é formado em psicólogo pela Universidade Paulista UNIP Araraquara, especialista em gestão de pessoas, trabalha como psicólogo clínico e atua com intervenções breves, plantão psicológico, práticas sociais e orientação profissional; Luís Augusto Maino, formado em psicólogo pela Universidade Paulista UNIP Araraquara, trabalha como psicólogo clínico na abordagem comportamental e atua com intervenções breves, plantão psicológico e práticas sociais.
As pessoas interessadas em participar podem entrar em contato pelo WhatsApp (16) 99626-9466 e pelo telefone (16) 3322-8316. O Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” fica na Rua Mauá, 377, Centro.