Em mais um evento do Mês da Mulher, o Centro de Referência da Mulher, vinculado à secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania, realiza nos dias 26, 27 e 28 de março um bazar solidário, com doação de roupas femininas tamanho adulto.
As peças variam entre calças, shorts, vestidos, saias, blusas, roupas de frio e calçados, e estarão disponíveis das 8h às 16h. A ação é gratuita para todas as mulheres.
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Jéssyca Alencar, avalia a relevância do bazar: “Fico imensamente feliz em ver iniciativas como essa do CRM, que fazem a diferença na vida de tantas famílias. A entrega gratuita de roupas e sapatos para mulheres é um gesto de solidariedade que leva dignidade e esperança para quem mais precisa. Essa ação demonstra um compromisso real com a comunidade e reforça a importância de cuidarmos uns dos outros.”
Para Laís De Conti, chefe de Divisão de Suporte às Políticas das Mulheres, a realização de um evento como este vai ao encontro do lema do mês das mulheres, que é a saúde mental. “Saúde mental também é sobre ter acesso a direitos básicos, que inclusive todas deveriam acessar, como por exemplo ter o que vestir, poder escolher o que vestir”. Além disso, pode servir como porta de entrada para quem precisa de ajuda e não sabe a quem recorrer. “A partir disso pensamos nessa ação do bazar na garagem do CRM, que também é uma maneira das mulheres virem até o espaço e conhecerem nosso trabalho. Esperamos que as mulheres possam vir e se beneficiar desta ação.”
O bazar é aberto para todas, não só para as mulheres em situação de vulnerabilidade”, completa.


Sobre o Centro de Referência da Mulher
O Centro de Referência da Mulher de Araraquara existe desde 2001, e foi um dos primeiros do Estado de São Paulo. No espaço é oferecido atendimento psicólogo para as mulheres que passam ou que passaram por situações de violência.
A demanda pode ser espontânea, sem burocracia, ou encaminhada pela rede. A equipe realiza acolhimento, abrigamento, orientação, encaminhamento e acompanhamento de caso.
O Centro também tem uma parceria com a Defensoria Pública do Estado, na qual quinzenalmente um defensor público vem tirar dúvidas jurídicas, orientar quanto aos direitos das mulheres e de seus filhos, e realizar atendimentos. Há ainda um plantão 24h, via whatsapp.
No primeiro trimestre de 2025, 647 mulheres já receberam atendimento psicológico e 132 passaram pelo atendimento técnico.
Bazar Solidário
Local: Centro de Referência da Mulher
Endereço: Av. Espanha, 536, Centro
Data: de 26 a 28 de março
Horário: das 8h às 16h