Os moradores dos bairros Santa Terezinha e parte do São José, de Américo Brasiliense, começaram a ficar sem água nas torneiras na tarde de segunda-feira, dia 24, por volta de 16h. Somente à 01h da madrugada desta quarta-feira (26) o reabastecimento foi retomado após algumas manobras na rede.
O problema, segundo apurado pelo Portal Morada, ocorreu devido a uma falha técnica na bomba que abastece os dois bairros. O equipamento travou o funcionamento na segunda-feira. Também houve um rompimento na rede do Jardim Vista Alegre, que é interligada com o reservatório do bairro vizinho, Santa Terezinha.
Na manhã de hoje, por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura informou que “à noite o bombeamento foi possível encher o reservatório e normalizou o abastecimento.” Entretanto, a bomba continua com defeito mecânico e nem foi retirada ainda do poço, que tem trabalhado no limite de sua capacidade.
Por volta de 10h desta quarta-feira, imagens eviadas à nossa redação, por moradores (foto), mostravam que o serviço de manutenção na bomba do Santa Terezinha ainda não havia inicado. Nenhum técnico foi encontrado no local naquele momento.
Uma dona de casa escreveu à reportagem e disse "ser um desrespeito com as pessoas desses bairros. Esse problema parece nunca tem uma solução. Nesse calor fica suportável sem água". O desabastecimento nesses bairros ocorre com frequência há anos. O último poço foi perfurado em Américo Brasiliense há cerca de 10 anos.