A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo atestou que está irregular o descarte de resíduos da construção civil e outros resíduos sólidos na área ao lado da estrutura da futura ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de Américo Brasiliense. O problema foi motivo de reportagem do Jornalismo Morada, que recebeu denúncia de um morador acompanhada de fotos e vídeos da movimentação de caminhões no local carregados com entulho.
Procurada pela reportagem, na segunda-feira, dia 16, a CETESB informou que “inspecionou o local e constatou a disposição irregular de resíduos oriundos da construção civil, poda de árvores e móveis, além de vestígios de queima de resíduos em alguns pontos da área.” A Companhia Ambiental prometeu adotar as ações administrativas legais cabíveis.
Prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Américo Brasiliense esclareceu que “a área objeto da denúncia foi utilizada pela Diretoria de Urbanismo para o transbordo de resíduos da construção civil – RCC gerados no município como alternativa frente a necessidade eminente de local para disposição, bem como a escassez de empresas licenciadas no ramo de destinação ambientalmente adequada desse tipo de material em nossa região.” E que iniciou estudos para desmembramento e licenciamento de uma gleba para construir um Ecoponto. Veja a reportagem completa abaixo.