InícioNotíciasGeralChile vence o Peru e é o primeiro finalista da Copa América

Chile vence o Peru e é o primeiro finalista da Copa América

Com dois gols de Vargas, chilenos triunfaram por 2 a 1 e esperam Argentina ou Paraguai na decisão

O sonho da inédita conquista da Copa América continua vivo para o Chile. Na noite desta segunda-feira, a equipe da casa contou com a força de 45 mil torcedores no Estádio Nacional, em Santiago, para vencer o Peru por 2 a 1 e garantir vaga na decisão do torneio. O destaque da partida foi o atacante Eduardo Vargas, autor dos dois gols da equipe. A final, os chilenos enfrentam Argentina ou Paraguai, que se enfrentam nesta terça-feira.
 
Apesar da pressão da torcida, foi o Peru que começou melhor a partida. O time de Ricardo Gareca tomou a iniciativa e levou perigo logo no início. Aos oito minutos, Guerrero foi buscar uma bola na linha de fundo e cruzou para Farfán, que cabeceou na trave. Aos 16, Lobatón arriscou de longe e assustou os chilenos ao acertar a rede pelo lado de fora.
 
No entanto, a situação dos peruanos na partida complicou aos 19, quando Zambrano levantou demais o pé ao afastar a bola e acabou acertando o chileno Aránguiz. O árbitro aplicou o segundo amarelo e expulsou o zagueiro.
 
Com vantagem numérica, o Chile se lançou mais ao ataque, enquanto o Peru apostava nos contragolpes. Aos 26, Valdivia pegou sobra na entrada da área e tentou por cobertura, mas mandou por cima. Dois minutos depois, o ex-meia do Palmeiras arriscou de dentro da área e tirou tinta da trave. Aos 33, o peruano Advíncula salvou finalização de Vargas da linha da pequena área.
 
O Peru conseguiu encaixar um contra-ataque aos 38. Guerrero fez bela jogada e lançou Farfán. O camisa 10 chegou a raspar na bola, mas parou no goleiro Bravo.
 
O Chile abriu o placar aos 41 com uma boa dose de sorte. Alexis Sánchez cruzou da direita, Aránguiz não alcançou e a bola tocou na trave. No rebote, Vargas, em posição duvidosa, chutou fraco e o goleiro Gallese, já caído, não conseguiu evitar a gol.
 
Os donos da casa começaram a segunda etapa pressionando. Aos três, Pizarro – que entrara no intervalo – deu belo lançamento para Vargas, que completou de voleio para o gol. No entanto, o bandeirinha assinalou um impedimento equivocado.
 
Quando os chilenos dominavam as ações o Peru encaixou um contra-ataque. O lateral Advíncula avançou pela direita e cruzou na área. Medel tentou afasta, mas mandou para a própria rede.
 
Só que os peruanos tiveram pouco tempo para comemorar. Aos 18, três minutos depois do gol de empate, Vargas arriscou uma bomba de longa distância e anotou um golaço, colocando o Chile novamente na frente.
 
Em desvantagem, o Peru tentou se lançar à frente mesmo com um atleta a menos. No entanto, foram os chilenos que souberam tirar proveito da situação para levar perigo. Aos 33, Sánchez tirou tinta da trave depois de passe de Valdivia. Os peruanos ainda tentaram o empate com cruzamentos na área, mas a estratégia não funcionou e a Roja garantiu sua vaga na final.

 

 

Sair da versão mobile