O Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) aponta para céu nublado com chuvas e trovoadas para o município de Araraquara nos próximos dias. Ventos sopram de Noroeste com intensidade fraca a moderada. A previsão indica uma probabilidade de precipitação de 90% na terça-feira (1); 60% na quarta-feira (2) e 90% na quinta-feira (3).
Já o estado de São Paulo entra em alerta vermelho devido às fortes chuvas que podem ser superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, o que ocasiona grandes riscos de alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos em áreas de encostas e enseadas e interdições totais ou parciais em rodovias.
Nos últimos dias, a região tem sido acometida por chuvas torrenciais que causaram graves prejuízos às cidades como Jaú, Barra Bonita e arredores. Centenas de pessoas ficaram ilhadas e tiveram as casas invadidas pela força das águas. As tempestades deixaram cerca de 660 famílias desabrigadas ou desalojadas. Só o município de Araraquara registrou mais de 15 quedas de árvores.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo confirmou, na manhã desta segunda-feira (31), 21 óbitos em virtude das chuvas que atingiram diversas regiões do estado desde a última sexta-feira (28). Entre as vítimas há um total de 8 crianças, além de 6 feridos e 11 desaparecidos.
Óbitos registrados por município: Itapevi (1); Arujá (1); Francisco Morato (4); Embu das Artes (3); Franco da Rocha (5); Várzea Paulista (5); Jaú (1); Ribeirão Preto (1).
O estado de São Paulo aprovou liberação imediata de R$ 15 milhões divididos para um total de 10 cidades com o intuito de auxiliar as prefeituras na revitalização urbana e social. Além da liberação dos recursos, o estado determinou a criação de uma força-tarefa envolvendo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil para apoiar todas as prefeituras das cidades que sofreram com as chuvas.
A Defesa Civil já distribuiu, até o momento, 287 cestas básicas, 227 kits de higiene/limpeza e 294 kits dormitórios (cobertas, lençóis e travesseiros) para as famílias afetadas.