O ciclista araraquarense Lauro Chaman conquistou nesta quinta-feira sua terceira medalha nos Jogos ParaPan-Americanos de toronto, no Canadá. O atleta sagrou-se campeão na classe C1-5 da prova de Contra-Relógio do Paraciclismo de Estrada marcando 27min42s86 no percurso de 22km. Completaram o pódio os norte-americanos Joseph Berenyi, prata (28min17s91), e Alisson Jones, bronze (28min35s43). O brasileiro Soelito Gohr, da mesma classe, terminou na 12ª colocação.
Esse foi o segundo ouro do atleta, que já havia subido ao degrau mais alto do pódio no último domingo ao vencer a prova de resistência do paraciclismo de estrada. Na terça-feira, ele faturou a medalha de prata da prova de perseguição individual do paraciclismo de pista. Sua medalha de ouro conquistada nesta quinta encerrou a participação do Brasil no ciclismo da competição.
Lauro, que hoje tem 28 anos de idade, nasceu com o pé esquerdo virado para trás e passou por cirurgia para corrigir o problema. O procedimento o fez perder a movimentação do tornozelo e, como consequência, teve atrofia na panturrilha. O ciclista iniciou a carreira nas provas de mountain bike contra atletas sem deficiência. Aos 19 anos passou por classificação funcional e começou a competir entre os atletas paralímpicos de estrada e pista. Hoje ele defende a equipe de Santos nas disputas pelo Brasil e exterior.
Com o bom desempenho no ParaPan, o araraquarense se torna uma das grandes esperanças de medalhas para o Brasil nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. “Estou muito feliz e realizado. Defender as cores do Brasil já é uma grande honra e alcançar esses resultados só mostram que todo esforço, dedicação e trabalho valeu a pena. Espero que isso seja uma boa prévia do grande desafio que será nos Jogos do Rio/2016”, contou Lauro Chaman.