Este ano um mexicano conquistou os Estados Unidos – ou, ao menos, o maior prêmio da indústria cinematográfica desse país. A vitória de Iñarritú no Oscar 2015, assim como a de seu conterrâneo Afonso Cuaron no ano passado, abriu os olhos de muitos espectadores para o cinema contemporâneo do México.
O sucesso dos mexicanos, no entanto, não é por acaso. Desde o início dos anos 2000, atores e cineastas daquele país se projetaram como responsáveis por uma produção cinematográfica rica e ousada.
A partir dessa terça-feira (2), o público de Araraquara poderá conferir algumas das principais produções mexicanas na mostra “Que viva México!”, no SESC Araraquara. A primeira exibição apresenta Amores Brutos, o primeiro longa-metragem do diretor Alejandro Gonzales Iñarritú, vencedor do Oscar por Birdman. O filme mostra o modelo narrativo de histórias que se cruzam, compondo um mosaico dos conflitos das sociedades complexas contemporâneas, ambientados no terceiro mundo.
Em Amores Brutos, que será exibido as 20 horas, três pessoas têm suas vidas transformadas a partir de um acidente: Octavio, um adolescente que decide fugir com a mulher de seu irmão; Daniel, que resolve abandonar a esposa e as filhas para viver com uma bela modelo por quem está apaixonado e Chivo, ex-guerrilheiro que, após passar vários anos preso, tornou-se um matador de aluguel. Todos têm de lidar com perdas, arrependimentos e com a dura realidade, em nome do amor.
A sessão tem entrada gratuita.
Alejandro Gonzalez Iñarritú
Nascido na Cidade do México em 1963, dirigiu Birdman ou a inesperada virtude da ignorância – vencedor do Oscar 2015 em quatro categorias (filme, direção, roteiro original e fotografia) – Biutiful (2010) e a “Trilogia do Caos”, composta por Amores Brutos (2000), 21 gramas (2003) e Babel (2006).
Confira a programação completa do especial “Que viva México! ”
07/06 – 14 h – O Labirinto do Fauno
14/06 – 14 h – Cantinflas – A Magia da Comédia
21/06 – 14 h – O Mariachi
23/06 – 20 h – Luz Silenciosa
28/06 – 14 h – Rudo e Cursi
30/06 – 20 h – E Sua Mãe Também