Que tal curtir uma sessão de cinema diferente, com trilha sonora executada ao vivo? Nesta terça-feira (30), às 20 horas, a banda instrumental Aeromoças e Tenistas Russas, que já soma 10 anos de estrada e 4 trabalhos autorais lançado, sonoriza e executa a trilha sonora ao vivo do filme O Encouraçado Potemkin (1925), do diretor Sergei Eisenstein.
Este evento estreia o Projeto O Som do Cine, idealizado pelo Sesc Araraquara, construindo possibilidades e significados sonoros diante de um marco histórico que aconteceu em 1905, na Rússia Czarista, em que o levante iniciado pelo navio de guerra Potemkin pressagiou a Revolução de 1917. O trio utiliza, dessa vez, a linguagem da música eletrônica, com elementos da synthwave, samplers e camadas sonoras com 3 sintetizadores e 1 bateria eletrônica. O objetivo é criar uma atmosfera imersiva, que traz à tona a tensão da revolta popular diante da repressão na Revolução Russa.
O intuito do Projeto que segue por mais alguns meses na programação da unidade é unir as linguagens, em uma sinergia que transporte o espectador para uma a atmosfera do filme e do momento em que ele se passa. Para agosto, a produção escolhida pela curadoria foi um clássico, O Médico e o Monstro. A trilha sonora ficará por conta do pianista Tony Berchmans. A exibição será no dia 27, terça-feira, às 20 horas.
PROJETO O SOM DO CINE
Exibições
Encouraçado Potemkin, com a banda Aeromoças e Tenistas Russas
Dir. Sergei Eisenstein e Grigori Aleksandrov
Rússia | 1925 | 72 min.
Dia 30/7, terça, às 20h. Livre. Garimpo. Grátis. Sem Retirada de ingressos.
O MÉDICO E O MONSTRO, COM O PIANISTA TONY BERCHMANS
Dir. John S. Robertson
EUA | 1920 | 82 min,
Dia 27/8, terça, às 20h. Convivência. Grátis. Livre. Sem retirada de ingressos