Com duas vitórias, a Seleção Brasileira Feminina de Basquete iniciou neste final de semana sua participação na AmeriCupW, torneio que acontece em León, no México, e marcou o início da corrida para as Olimpíadas de Paris 2024.
Comandado pelo técnico José Neto, o Brasil conta com três jogadoras do Sesi Araraquara: a armadora Débora Costa, a ala/armadora Gabriella Soares, a Sossô, e a ala/pivô Aline Moura.O técnico do Sesi Araraquara, João Camargo, também atua na Seleção como auxiliar técnico. Quem também acompanha a delegação é a araraquarense Roseli Gustavo, presidente da Fundesport e ex-jogadora da Seleção Brasileira, que atualmente também é diretora do basquete feminino da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
Em seu primeiro compromisso, diante de Cuba no sábado (1º), o Brasil esteve sempre em vantagem e na liderança do marcador durante a partida e venceu por 92 a 53. O destaque da partida foi Sassá, com 16 pontos e quatro rebotes.
No domingo (2), o Brasil venceu a Venezuela por 90 a 76. A cestinha do jogo foi Damiris com 17 pontos. A próxima partida será nesta segunda (3), às 17h40, diante da Argentina, com transmissão da ESPN e Star Plus. Nesta terça (4), o Brasil terá pela frente os Estados Unidos às 17h40.
A competição
A Copa América classifica os dois primeiros colocados para o Pré-Olímpico Mundial e outros quatro para o Pré-Olímpico das Américas, que é um passo antes do Pré-Olímpico Mundial.
O Brasil esteve no pódio nas duas últimas AmeriCupW, em ambas levando o bronze. Além da chave do Brasil, o torneio tem no Grupo B: Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico. Pelo formato de disputa, as 10 equipes jogam dentro dos seus grupos. As quatro melhores avançam para as quartas de final (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, 4A x 1B), seguido de semifinais e da grande decisão.
Fotos: CBB