InícioCultura+CulturaCom reforma concluída, MAPA será reaberto neste sábado (12)

Com reforma concluída, MAPA será reaberto neste sábado (12)

Com a manutenção e o reforço estrutural do espaço executados, Museu de Arqueologia e Paleontologia está pronto para receber o público novamente

Neste sábado, 12 de agosto, será realizada a entrega das obras de reforma do MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara José Tescari, a partir das 10 horas. A obra teve início em março deste ano e implicou a manutenção e o reforço estrutural do espaço.

O investimento de R$ 196 mil na remodelação é oriundo de emenda parlamentar do então deputado federal Paulo Teixeira (PT), atual ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, intermediado pela vereadora Fabi Virgílio (PT).

Para a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, as obras de recuperação do prédio que abriga o MAPA são resultado de um imenso esforço que concilia a sensibilidade do Legislativo com o diagnóstico de prioridades na área da preservação do patrimônio local. “As intervenções efetuadas garantem que o museu retome com força total às suas vocações enquanto espaço de pesquisa e visitações. E, para completar, o próprio prédio é, por si só, uma edificação de aproximadamente 140 anos, relevante historicamente, tombada pelo município e, portanto, merecedora de todo o nosso empenho em mantê-la íntegra e conservada para a cidade.”

O gerente de Documentação Histórica, Museus, Bibliotecas e Acervos de Documentação Histórica, Gustavo Ferreira, vê o MAPA como um local que impressiona pelo seu conteúdo, em um ambiente bastante acolhedor. “Para nós é uma satisfação enorme ver o MAPA novamente aberto ao público. Estamos falando de um espaço que atrai muitos visitantes, em um dos pontos mais bonitos da cidade. De crianças a idosos, as pessoas adoram passear pela casa, e conhecer um pouco mais da nossa história. Os povos que habitavam nossa região, seus costumes, sua cultura, além dos animais que viveram em nosso território.”

Vários serviços foram executados de março até agora, como reparos na estrutura e nos pisos de madeira e alvenaria. O trabalho, praticamente, artesanal teve como foco a preservação da originalidade.

Também houve reforma nos sanitários, masculino e feminino; pintura externa, além da manutenção do forro em madeira da reserva técnica e da demolição e recomposição dos revestimentos nos pontos de trincas, vergas e rasgos de tubulações; troca e manutenção de calhas e rufos; manutenção da fachada com recuperação das molduras decorativas – entre outros diversos serviços.

Sobre o MAPA 

O MAPA foi inaugurado em 2008, está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 1.485, no Centro, prédio cuja construção data da década de 1880 e que, anos mais tarde, chegou a abrigar o conservatório musical do maestro José Tescari (patrono do prédio).

É um museu de caráter educativo e científico, com um acervo voltado a uma coleção de icnofósseis (pegadas de dinossauros e mamíferos e traços de invertebrados) presentes em lajes de arenito eólico; também apresenta espécimes fósseis de várias localidades e períodos geológicos – entre originais e réplicas

No prédio, entre os destaques, está a “Sala Padre Giuseppe Leonardi”, que homenageia o padre e paleontólogo Giuseppe Leonardi – padre italiano pioneiro nos estudos das pegadas fósseis encontradas nas calçadas de Araraquara; esta sala abriga a exposição permanente de paleontologia, denominada “Areias do Passado, Marcas no Presente”.

O museu possui também um acervo com lascas e artefatos na Sala de Arqueologia, além de rastros e fósseis na Sala de Paleontologia. Vale destacar que parte dos arenitos (com pegadas de dinossauros) encontrados na região estão nas calçadas da rua do MAPA, formando o Museu a Céu Aberto

José Tescari

Músico italiano radicado no Brasil, José Tescari fundou, em 1928, o Conservatório Dramático e Musical de Araraquara, uma das primeiras escolas do gênero no Estado.

Em 1943, fundou a Orquestra Sinfônica de Araraquara e em 1947 o Quarteto de Cordas. Organista e regente da Igreja Matriz de São Bento, Igreja do Carmo e Igreja Santa Cruz, atuou também como diretor da pequena orquestra que se apresentava durante as exibições no Cine Bijou e Cine Polytheama, sonorizando com sua música as exibições do cinema mudo.

O músico também é patrono do MIS (Museu da Imagem e do Som), criado em 2007.

SERVIÇO:

Entrega da reforma do MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara José Tescari

Local: MAPA – Rua Voluntários da Pátria, esquina da Avenida Portugal, na região central

Data: sábado (12 de agosto)

Horário: 10 horas

Grátis

Notícias relacionadas

Mais lidas