A Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Araraquara foi classificada na Fase 3 do Plano São Paulo de flexibilização após a atualização da situação epidemiológica do estado na última sexta-feira (24). Com isso, os municípios que integram a região poderão flexibilizar o funcionamento de atividades econômicas como salões de beleza, academias, bares e restaurantes.
Como em Araraquara essas atividades já estavam autorizas a funcionar com restrições, a maior mudança provocada pela atualização do Plano será a ampliação do horário de funcionamento do comércio. Atualmente, os estabelecimentos funcionam 4 horas diárias. A partir da publicação do novo decreto, o comércio de Araraquara poderá atender presencialmente, seguindo os protocolos sanitários, por até 6 horas diárias.
Segundo Eliana Honain, secretária municipal da Saúde, essa medida poderá ajudar no controle da propagação do vírus, já que o público terá duas horas a mais para acessar os estabelecimentos, o que reduzirá o fluxo nas áreas comerciais.
O novo decreto municipal com as novas medidas documento será publicado nos Atos Oficiais, nos próximos dias, após diálogos com diferentes setores econômicos envolvidos.
Educação
O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, também se reuniu nesta segunda-feira, dia 27 de julho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
O Comitê deliberou hoje sobre a criação de uma comissão intersetorial da educação. O objetivo dessa comissão será discutir e apresentar sugestões de protocolos sanitários e medidas seguras para quando se der o retorno às aulas dos alunos da educação municipal.
Essa comissão está sendo formada e será formalizada por meio de Portaria específica.
Situação epidemiológica
Araraquara possui hoje, dia 27 de julho, 1.706 casos confirmados de Coronavírus.
Do total de confirmados, 214 permanecem em quarentena e 1.476 já saíram. Aguardam resultado de exames 232 amostras.
Hoje, 36 pacientes estão internados. Destes, 19 estão em enfermaria – 6 suspeitos e 13 casos confirmados. E 17 pacientes estão internados em UTI – 9 suspeitos e 8 confirmados. Do total de 36 internados, 24 são moradores de Araraquara e 12 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Hoje, na região de Araraquara, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria é de 20% e dos leitos de UTI é de 33%
Foram notificados, até o momento, 16 óbitos decorrentes de Coronavírus. Dois óbitos suspeitos registrados no fim de semana aguardam resultado de exame.
Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.