InícioNotíciasGeralComissão da Orla Ferroviária estudará criação de trem turístico

Comissão da Orla Ferroviária estudará criação de trem turístico

Projeto estuda roteiro saindo da Estação Ferroviária, em Araraquara, com destino ao Distrito de Bueno de Andrada

 

A Comissão Especial de Estudos (CEE) criada na Câmara Municipal de Araraquara para propor a criação de um plano diretor específico de ocupação da Orla Ferroviária, estudará a viabilidade de um trem turístico saindo da Estação Ferroviária, no Centro, com parada no Pátio de Tutóia, próximo ao Parque do Pinheirinho e destino ao Distrito de Bueno de Andrada. O primeiro passou foi dado nesta quarta-feira, dia 6, após visitas técnicas e uma reunião envolvendo vereadores, especialistas no tema e representantes da área ferroviária no Plenário.

O presidente da CEE, vereador Adilson Vital (PV) acompanhou a inspeção e a reunião ao lado dos demais membros Donizete Simioni (PT) e Jair Martineli (PMDB), além do presidente da Câmara, Elias Chediek (PMDB). O projeto inicial está estimado em R$ 3 milhões. O encontro proposto pelo presidente da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (ABATur), Théo Bratfisch, começou com a visita técnica na Estação Ferroviária e Museu, no Centro, e terminou em Bueno.

A análise dos locais e a viabilidade do negócio será feita pelo turismólogo especialista em projetos para trens turísticos em ferrovias paulistas e membro da Associação Nacional de Preservação Ferroviária (ANPF), Fábio Barbosa. Para ele, o trem turístico pode ajudar nos negócios. “O trem turístico, diferente de um trem de longo percurso e urbano, por exemplo, tem a vantagem de não somente trazer uma opção de lazer, quanto atrair agentes de viagens e pessoas para conhecer a cidade e ver o que ela oferece”, diz.

O especialista em projetos para trens turísticos frisa, ainda, que o benefício se estende ao incentivo do artesanato com a cultura do município, a gastronomia com toda a sua peculiaridade, além do aquecimento da rede hoteleira. O presidente da Câmara, Elias Chediek (PMDB), lembra que a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) tinha um projeto semelhante, porém, mais curto. Agora existe a necessidade de unificar os trabalhos.

Na reunião na Câmara foram mostrados vídeos de projetos semelhantes envolvendo o transporte de passageiros voltados ao turismo. A medida foi aprovada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Edélcio Tositto, e a coordenadora municipal de turismo, Eneida Miranda. O encontro contou também com a participação do presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores), José Carlos Cardoso.

 

CEE

Criada em 14 de julho de 2015, a Comissão de Estudos tem como objetivo colaborar para que a cidade saiba como poderá ocupar a área quando os trens de carga deixarem de circular pelo Centro. Algumas ideias já foram aceitas como a utilização do espaço para prédios públicos, parque linear arborizado e a implantação de um veículo leve sobre trilhos (VLT) do Jardim das Hortênsias ao Parque Pinheirinho cruzando toda a região central, além de vias de ligação entre o Centro e a Vila Xavier.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas