InícioEsporteComissão de Arbitragem faz 1º Balanço do VAR no Paulistão

Comissão de Arbitragem faz 1º Balanço do VAR no Paulistão

Medida será mantida a cada quatro rodadas até o fim da competição

Visando o máximo de transparência em suas ações, a Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol realizou nesta quinta-feira (15) uma coletiva de imprensa virtual para anunciar o balanço das atividades do VAR após quatro rodadas do Paulistão Sicredi 2021. A medida será mantida a cada 32 jogos até o fim da competição.

"É um momento novo para nós, é uma troca de conhecimento. Estamos trabalhando no mesmo padrão que a Europa trabalha, que é o formato em que a cada quatro rodadas, a gente traga os resultados do VAR. O que acertamos e o que podemos melhorar", disse Ana Paula Oliveira, Presidente da Comissão de Arbitragem da FPF.

Ednilson Corona, Vice-Presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da FPF, também falou da importância da coleta de dados para a evolução da arbitragem. "É fundamental a gente dar transparência aquilo que a gente faz. A gente está em um processo novo do VAR, a gente entende que é novo e que a gente ainda erra, mas a gente tem que deixar claro para as pessoas quando é um erro quando é novo e quando é um erro que a gente tem que trabalhar em um aprimoramento maior dos árbitros, tanto de campo, quanto do VAR. É extremamente positivo nisso, para que as pessoas tomem ciência e, com essas informações, melhorarmos os nossos árbitros", finalizou.

Na coletiva foram apresentados números bastante positivos das ações do VAR neste primeiro terço do Paulistão 2021. No total foram 224 checagens em 32 partidas, com um índice de 97,8% de acertos. Além disso, o tempo médio de impacto dessas decisões nas partidas por jogo é de 1 minuto e 46 segundos.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas