InícioDestaque EsportesComplexo da Fonte Luminosa é reaberto com homenagem a Orselli

Complexo da Fonte Luminosa é reaberto com homenagem a Orselli

Evento ocorreu no sábado e contou ainda com festival de natação, biribol, tênis, vôlei de praia, taekwondo, judô e karatê

Uma manhã festiva, com homenagens e muita competição nas piscinas e outras modalidades, marcou a entrega das obras de reforma do Complexo Esportivo Municipal da Fonte Luminosa, no último sábado (24). O investimento da Prefeitura no espaço foi de R$ 4.387.244,25, atendendo demanda da população eleita no Orçamento Participativo.

A cerimônia fez parte da agenda de festividades dos 207 anos de Araraquara e a festa continuou durante o sábado com diversas atividades esportivas, incluindo festival de natação, biribol, tênis, vôlei de praia, taekwondo, judô e karatê. Os atletas das competições participaram do ato.

Estiveram na frente de honra o prefeito Edinho, a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; o coordenador de Esportes, Lazer e Alto Rendimento, Welington Reginaldo dos Santos, o Nezinho; o técnico da equipe de Natação da Fundesport, Maurício Tadeu Frajácomo, o Piscinão, e o homenageado do evento, Antônio Carlos Orselli.

As duas fases da obra que revitalizaram totalmente o complexo esportivo incluíram a recuperação das quadras de tênis e da quadra de vôlei de praia; reforma e ampliação das piscinas existentes e construção de duas novas piscinas de biribol. Foram feitas também adequações de acessibilidade nas piscinas, nos espaços para espectadores da quadra de tênis, nos caminhos, escadas e rampas; além da pintura geral e manutenção do complexo. E foi instalada nova iluminação LED, aquecimento nas piscinas, foram realizadas reforma na arquibancada, na lanchonete e no trampolim.

Em sua saudação, o prefeito Edinho agradeceu a presença de todos, lembrou que a melhoria faz parte da festa de 207 anos de Araraquara e destacou a importância do Orçamento Participativo.

“Toda vez que realizamos uma obra do OP, mostramos que essa forma de administrar dá certo. Sei que podemos fazer muito mais neste espaço para que a prática das atividades aquáticas seja democratizada”, afirmou Edinho, lembrando ainda da relevância do homenageado Orselli à natação. “Estamos aqui homenageando este ícone do esporte de Araraquara; impossível entender a história da natação de Araraquara sem entender a história do Orselli. E também sem a dedicação e a capacidade de superação do Piscinão; quando elaboramos esse projeto, a ideia da construção da piscina semiolímpica aquecida foi do Piscinão. Agradeço também o empenho das equipes de natação feminina e masculina da Fundesport, que são extremamente competitivas e espelho para muitas crianças que estão começando”, acrescentou o prefeito.

Edinho mencionou ainda outros investimentos da Prefeitura em obras importantes na área do esporte, entre eles a reforma do Estádio Municipal Dr. Cândido de Barros, o Estádio do Botânico; a revitalização da Pista de Atletismo “Armando Garlippe” no complexo esportivo do Ginásio Municipal Guilherme Fragoso Ferrão, além da reformas estruturais recente no Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão; da reforma do Estádio Municipal Doutor Luiz Bento Palamone, o campo do Acco, na Vila Xavier, e investimentos em áreas de lazer em vários bairros da cidade.

Após o pronunciamento das autoridades, a solenidade foi encerrada com a homenagem a Antônio Carlos Orselli, que estava acompanhado da família e muito emocionado.

“É um momento muito emocionante. A gente vai vendo, colhendo os frutos pelo caminho e fazendo muitos amigos. Muitos estão aqui hoje e eu agradeço muito por esse momento”, declarou Orselli, antes de receber a placa que marca sua trajetória, sendo muito aplaudido por todos os presentes.

Recentemente, em março deste ano, aos 81 anos, ele conquistou mais 4 medalhas de ouro na cidade de Doha, no Catar, no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2024 da World Aquatics, somando 23 medalhas em oito mundiais disputados. Também como técnico, treinou e formou campeões, deixando sua marca única na natação de Araraquara.

Fotos: Tetê Viviani/Prefeitura de Araraquara

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas