Com números que o credencia como um dos mais disputados da era dos pontos corridos, o Campeonato Brasileiro deste ano chega a um momento em que toda partida é uma decisão. Este tem sido o consenso na maioria dos clubes, transparecendo tanto nas entrevistas dos jogadores, quanto dos treinadores. A 22ª rodada da competição promete ser um ‘divisor de águas’ na vida de alguns clubes, uma vez que seis das dez partidas a serem realizadas podem ser considerados confrontos diretos. Neste cenário, Palmeiras e Atlético-MG, respectivamente, primeiro e segundo colocados, jogam fora de casa na briga pela liderança isolada.
Única partida do sábado, Ponte Preta e Corinthians devem fazer um jogo equilibrado no Moisés Lucarelli, em Campinas. A equipe comandada por Eduardo Baptista é uma – das boas – surpresas do campeonato. Na última rodada, a Macaca conquistou um importante empate, fora de casa, diante do líder Palmeiras – adversário o qual bateu no primeiro turno jogando em seus domínios.
Já o Timão vem de uma vitória suada frente ao Vitória. A equipe tem sido bastante questionada pela torcida, principalmente depois da sofrida derrota para o Grêmio, por 3 a 0, em partida válida pela 20ª rodada. Entretanto, o time está na terceira posição há apenas três pontos do primeiro colocado. Para este confronto, Cristóvão já indicou que vai alterar o time, promovendo a entrada de Marlone – autor de um golaço contra o Vitória, e de Cristian, que herdará a vaga do negociado Bruno Henrique.
Palmeiras com Gabriel Jesus
Após o empate com sabor de derrota diante da Ponte Preta, em partida realizada na Arena Palmeiras no último domingo, o líder do campeonato vai até Brasília encarar o Fluminense. O Tricolor Carioca vem crescendo na competição, os comandados de Levir Culpi não perdem a quatro rodadas, tendo vencido três partidas e empatado outra. Para este confronto, Cuca terá novamente Gabriel Jesus à disposição. Sem sombra de dúvida, um reforço considerável por se tratar do artilheiro do nacional, com dez gols anotados até aqui. Elenco e comissão técnica esperam presentar a torcida com uma vitória, nesta sexta o clube completa 102 anos.
Jogo quente
Dada à importância do confronto, a partida entre Grêmio e Atlético-MG deve ser quente, destoando do tradicional clima frio da capital gaúcha. Ambos os clubes almejam o título, e vê neste tipo de duelo a oportunidade perfeita de tirar pontos de um concorrente direto.
Derrotado na última rodada pelo Flamengo, o Imortal quer fazer valer o fator campo para se reabilitar imediatamente. No momento, a equipe de Roger Machado está cinco pontos atrás do líder Palmeiras e a três do Galo.
Na Vila Belmiro…
Após perder para o Coritiba, O Santos caiu três posições na última rodada. No momento, o Peixe ocupa a quinta colocação, estando um ponto atrás do Flamengo que fecha o G4. Após a partida no sul do país, Dorival Júnior declarou que o time deveria ter mais intensidade, para brigar pela taça. Uma vez que enfrentará o Figueirense na Vila Belmiro, onde a equipe é muito forte, o Santos conta com os confrontos diretos para quem sabe reassumir a segunda posição.
No domingo…
Na luta contra o rebaixamento, o Cruzeiro recebe o Santa Cruz na manhã do domingo, enquanto São Paulo e Coritiba, Vitória e América-MG, Sport e Internacional, se enfrentam à tarde. Ainda no domingo, a Chapecoense tenta se aproximar do G4 em partida diante do Flamengo, na Arena Condá. Na segunda, O Atlético-PR recebe o Botafogo em partida que encerra a rodada.
JOGOS DA 22ª RODADA
Sábado, 27 de agosto
16h – Ponte Preta x Corinthians
Domingo, 28 de agosto
11h – Santos x Figueirense
11h – Cruzeiro x Santa Cruz
16h – Chapecoense x Flamengo
16h – Grêmio x Atlético-MG
16h – Fluminense x Palmeiras
16h – São Paulo x Coritiba
18h30 – Sport x Internacional
18h30 – Vitória x América
Segunda-feira, 29 de agosto
20h – Atlético-PR x Botafogo
CLASSIFICAÇÃO
1 – Palmeiras-SP – 40 pontos
2 – Atlético-MG – 38 pontos
3 – Flamengo-RJ – 37 pontos
4 – Corinthians-SP – 37 pontos
5 – Santos-SP- 36 pontos
6 – Grêmio-RS – 36 pontos
7 – Ponte Preta-SP – 31 pontos
8 – Fluminense-RJ – 31 pontos
9 – Atlético-PR – 30 pontos
10 – Chapecoense-SC – 30 pontos
11 – São Paulo-SP – 27 pontos
12 – Sport-PE – 26 pontos
13 – Botafogo-RJ – 26 pontos
14 – Coritiba-PR – 25 pontos
15 – Internacional-RS – 23 pontos
16 – Cruzeiro-MG – 23 pontos
17 – Vitória-BA – 23 pontos
18 – Figueirense-SC – 21 pontos
19 – Santa Cruz-PE – 19 pontos
20 – América-MG – 13 pontos
Zona de classificação para a Libertadores
Zona de rebaixamento


