InícioEsporteConfira a história da hegemonia paulista no Brasileirão Feminino

Confira a história da hegemonia paulista no Brasileirão Feminino

Das sete finais de Campeonato Brasileiro Feminino, cinco foram entre paulistas

Nesse domingo (22), acontece o primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Feminino. A Ferroviária recebe o Corinthians na decisão, em jogo que será realizado na Arena da Fonte Luminosa, às 14 horas, em Araraquara. Essa será a quinta decisão envolvendo dois clubes do estado de São Paulo na história do torneio. Relembre as outras finais envolvendo dois clubes paulistas na competição:

2013

A primeira edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino foi realizada no ano de 2013 e o título foi decidido entre duas equipes do estado de São Paulo: Centro Olímpico e o São José.

O São José daquele ano tinha um time histórico, contando com jogadoras da Seleção Brasileira como Andressa Alves e Formiga. O Centro Olímpico, por sua vez, tinha em seu elenco a atual centroavante titular da seleção e do São Paulo, Cristiane.

Após campanhas consistentes de ambos os times, O Centro Olímpico foi campeão com um empate por 2 a 2 fora de casa, e uma vitória por 2 a 1 diante de sua torcida. Assim, o clube de São Paulo sagrou-se como o primeiro campeão brasileiro do futebol feminino nesse novo formato.

2015

No ano de 2015, voltaram a se enfrentar duas equipes de paulistas na final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. São José e Rio Preto foram os finalistas.

O time de São José dos Campos, vice-campeão da primeira edição e ainda contando com a volante Formiga no elenco, dessa vez não foi páreo para o bom time do Rio Preto, que tinha ótimos valores no seu elenco, como as atacantes Mônica e Millene.

O Rio Preto foi campeão com um resultado agregado de 2 a 1. A equipe venceu o São José em casa por 1 a 0 na primeira partida, e segurou o empate por 1 a 1 fora de casa. 
 

2017

Em 2017, houve pela primeira vez um clássico paulista na final do Campeonato Brasileiro. Corinthians e Santos foram os dois times que se enfrentaram na decisão, com a equipe santista se dando melhor na ocasião.

As Sereias da Vila, comandadas pela artilheira Sole James, foram derrotas apenas duas vezes na competição, e na final contra as corintianas, venceram as duas partidas por um resultado agregado de 3 a 0. O time praiano venceu dentro de casa por 2 a 0 e ganhou fora, por 1 a 0. 
 

2018

No ano de 2018, o Corinthians voltou a final, dessa vez contra o Rio Preto, que já tinha sido campeão em cima de um clube paulista.

Naquela edição, a equipe corintiana, comandada pela atacante Millene, ex-jogadora da equipe adversária, foi campeã com apenas uma derrota em toda a competição, nas semifinais contra o Flamengo por 2 a 1. Na volta, com um 4 a 2 dentro de casa, se classificou.

Na final, o Corinthians aplicou um 5 a 0 no resultado agregado. O alvinegro paulista foi campeão vencendo a primeira partida por 1 a 0, fora de casa, e depois goleando as adversárias por 4 a 0, dentro de casa, com direito a ‘lei do ex’ da atacante Millene. 

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas