InícioNotíciasGeralConfira a retrospectiva de 2015 do esporte de Araraquara

Confira a retrospectiva de 2015 do esporte de Araraquara

Confira os principais destaques esportivos que marcaram o ano na cidade

Acesso da Ferroviária, título mundial de MMA feminino, Libertadores das Guerreiras Grenás, medalhas no ParaPan de Toronto e Tocha Olímpica a caminho de Araraquara. Em 2015 não faltou motivos de comemoração para o esporte da cidade. Confira os principais destaques.

SONHO VIROU REALIDADE!

Depois de longos 19 anos de espera, a Ferroviária conquistou o tão sonhado acesso à elite do futebol estadual com o título do Campeonato Paulista da Série A2 em abril. Com uma campanha irretocável, a Locomotiva atraiu para o seu lado um grande número de torcedores que haviam se afastado do time há anos. O último jogo do time no estadual levou ao estádio quase 15 mil torcedores e a alegria de ver o time voltar a brilhar em 2016 no Paulistão e na Copa do Brasil. Sob o comando do técnico Milton Mendes, a Locomotiva somou 14 vitórias, dois empates e três derrotas, e subiu à elite ao lado de Oeste de Itápolis, Água Santa de Diadema e Grêmio Novorizontino.
 
GUERREIRAS DOMINAM A AMÉRICA

Em 2015, o esporte de Araraquara teve sua primeira equipe campeã continental. No início do mês de novembro, a cidade festejou mais uma conquista histórica da Ferroviária/Fundesport, que faturou o título da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino. Após sofrer com seguidos desmanches ocasionados principalmente por conta das convocações da Seleção Brasileira Permanente, o time comandado pelo técnico Leonardo Mendes viajou à Colômbia sob desconfiança, mas bastou a bola rolar para o time mostrar toda sua garra e disposição. Estreou com uma goleada de 5 a 0 sobre o Espuce do Equador e em seguida bateu o Cólon do Uruguai por 4 a 0, antes de empatar por 0 a 0 com o UAI/Urquiza da Argentina. Na semifinal eliminou o rival São José, time tricampeão da Libertadores, com o placar de 1 a 0. Na final, o resultado de 3 a 1 sobre o Colo Colo do Chile fez a equipe terminar a competição com uma campanha invicta e os empolgantes números de 13 gols marcados e apenas um sofrido. A delegação foi recebida com festa em Araraquara, com direito a homenagens e desfile em carro aberto pelas ruas mais movimentadas da cidade.

LÍVIA BRILHA NOS ESTADOS UNIDOS

No mês de abril, a lutadora araraquarense Lívia Renata Souza conquistou o cinturão dos peso palha (52Kg) do Invicta FC, maior evento feminino de MMA do mundo. Ela finalizou a finlandesa Katja Kankaanpää com um triângulo no quarto round da luta realizada no final do mês de abril no Auditório Municipal de Kansas City, nos Estados Unidos. Lívia, que é atleta da Tema Máximo, está invicta no MMA com oito vitórias, sendo sete por finalização e uma por decisão. Com esses números, a araraquarense é vista como a maior promessa brasileira da modalidade.

ARARAQUARA NA ROTA DA TOCHA

Em junho, Araraquara foi anunciada como uma das cidades que receberão a Tocha Olímpica em 2016. A Morada do Sol foi colocada na rota que contará com outros 250 municípios do Brasil. Durante o revezamento, 10 mil pessoas deverão carregar a tocha olímpica por todo o país. Ela será acesa em Olímpia, na Grécia, e percorrerá o país europeu durante uma semana antes de desembarcar no Brasil. Até a chegada ao Maracanã, na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio, em 5 de agosto de 2016, a tocha terá passado pelas cidades. O percurso terá 20 mil quilômetros de estrada e 10 mil milhas pelo ar ao longo de 25 semanas. No último mês de outubro, a Prefeitura escolheu cinco esportistas para conduzir a Tocha, como uma homenagem aos atletas que levaram o nome de Araraquara pelo Brasil. São eles Alex Palhares Viana (nadador paralímpico), Beto Pela Fé (ultramaratonista), Lauro Chaman (ciclista paralímpico), Osmar Alberto Volpe, o Pio (ex-jogador de Ferroviária e Palmeiras) e Roseli Gustavo (ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquete).

MEDALHAS NO CANADÁ

O nome de Araraquara também foi destaque nos Jogos ParaPan-Americanos, que este ano foram realizados no mês de agosto em Toronto, no Canadá. O ciclista araraquarense Lauro Chaman faturou três medalhas. Levou ouro na prova de estrada e contra-relógio e a prata na perseguição individual. Além disso, conquistou o título de resistência da elite masculina do Campeonato Paulista de Ciclismo, prova onde competiu contra os melhores atletas do país. Com esses feitos, Lauro passou a ser visto como uma das grandes esperanças de medalhas para o Brasil nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro 2016. Quem também se destacou no ParaPan foi o nadador Alex Palhares Viana, que faturou a prata nos 50 metros livres e a de bronze nos 100 metros livres.

MUNDIAL DE KARATÊ NA ESPANHA

Os araraquarenses Aguinaldo dos Santos e Tiago Rocha Moura, da equipe Bushido-kai/Fundesport, se destacaram no Campeonato Mundial da World Traditional Karatê Association (WTKA), competição realizada no último final de semana, entre os dias 5 e 8 de novembro, na cidade de cidade de Benidorm, na Espanha. Aguinaldo, de 38 anos, que também integra a comissão técnica da equipe ao lado do técnico Edson Petroni e do auxiliar Fábio Pascoal, já acumulava três experiências vitoriosas nessa competição, e dessa vez foi campeão por equipe e bronze na categoria individual. Tiago, de 28 anos, disputou o torneio pela primeira vez e já mostrou toda sua qualidade ao conquistar o ouro tanto no individual quanto na categoria por equipes. No individual, ambos lutaram na mesma categoria, acima de 80 quilos, já que a categoria acima de 85 quilos deixou de ser integrada à disputa.

DESTAQUE NA PARAÍBA

Em março, o triatleta de Araraquara Renato Dantas garantiu o primeiro lugar no pódio do Campeonato Brasileiro de Triatlo em João Pessoa, na Paraíba, no final de semana. Melhor atleta amador entre 315 triatletas do País, Dantas é o atual campeão brasileiro na categoria 40-44 anos e previu uma prova bastante disputada na distância olímpica — foram 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

COLECIONADOR DE RECORDES

O araraquarense Antônio Carlos Orselli seguiu fazendo história na natação em 2015. Em março, ele quebrou mais um recorde mundial. No Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, o atleta de 72 anos participou de mais uma etapa do Circuito Paulista, promovida pela Associação Paulista de Natação Máster, e nadou os 50 metros peito na turma de revezamento 4×50 medley, categoria 280/319 anos, e cumpriu sua marca no tempo de 36.40, superando seu próprio recorde sul-americano de 37.03. No Sul-Americano de Medellín, na Colômbia, ele conquistou dez medalhas nos Jogos Pan-americanos e Sul-americano de Natação.

DESEMPENHO NOS JOGOS ABERTOS

Com 101 pontos na classificação geral, Araraquara conquistou o quarto lugar da segunda divisão dos 79º Jogos Abertos do Interior, disputados em Barretos, no período de 2 a 12 de dezembro. A cidade pontuou em quinze modalidades e os destaques foram as medalhas de ouro no futebol feminino, futsal feminino, karatê feminino, atletismo ACD masculino e o vôlei feminino (na divisão especial).

TROFÉUS EM ULTRAMARATONAS

Ao longo de 2015, Beto Pela Fé participou de três ultramaratonas e voltou para casa com troféus em todas. Ficou com o título de sua categoria nas provas de 12 horas de Valinhos e Piracicaba e com o vice-campeonato no Paraná, além de comemorar o sucesso em provas regionais e nas corridas realizadas por ele, como a Corrida Semafórica e as Voltas no Parque Infantil, prova em homenagem ao aniversário de Araraquara.

FAÇANHA DO GAROTO VOADOR

Conhecido como Garoto Voador, o piloto araraquarense Murilo Frasnelli, de 11 anos de idade, conquistou um título inédito em dezembro, quando levantou a taça da Copa Paulista de Motocross, competição em que ele compete entre garotos de 15 anos, com motos de 150 cilindradas.

FAMÍLIA CAMPEÃ DAS ÁGUAS

Em outubro, a natação de Araraquara comemorou com dois títulos conquistados em família. O treinador e nadador araraquarense Mário José Pinto, de 49 anos, e sua esposa Geórgia Cristina Affonso, 49, conquistaram mais uma vez o título do Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas para a equipe Apanara/22 de Agosto. Essa foi a 11ª conquista dele na competição e a terceira dela. Dessa vez, os dois tiveram a companhia do filho Francisco, que foi vice-campeão de sua categoria.

FAMÍLIA CAMPEÃ DOS PEDAIS

A edição 2015 da Copa São Paulo de Ciclismo, maior campeonato de ciclismo por etapas do Estado, ficará para sempre marcada na vida dos araraquarenses Elton Pedro e Mariana Camargo, que conquistaram de forma antecipada os títulos nas principais categorias da competição, a Elite Masculino e Elite Feminino. Os dois campeões também possuem laços familiares, já que Mariana iniciou no ciclismo incentivada pelo namorado, o campeão pan-americano araraquarense Elivelton Pedro, irmão mais velho de Elton.

MESTRES DO PAINTBALL

Em dezembro, a cidade de Vargem Grande Paulista (SP) recebeu o Campeonato Brasileiro de Paintball, que teve como campeã a equipe McCoys de Catanduva. O time campeão contou com três integrantes de Araraquara, que se orgulham de terem voltado com as medalhas na bagagem: Lucio Movin, Thiago Martins e Brunu Ferram.

 

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas