A história de confrontos entre Ferroviária e Linense conta com 23 partidas realizadas ao longo de 65 anos de disputas. As informações sobre o confronto são do escritor Vicente Henrique Baroffaldi, autor de sete livros, três deles dedicados à Ferroviária: ‘Ferroviária em Campo’ (2010), Breviário Grená (2014) e ‘Ferroviária em Campo – Tricampeã do Acesso’ (2015).
Retrospecto
No retrospecto, o time de Lins tem uma ligeira vantagem em vitórias – 9 a 7 – e em matéria de gols os rivais se igualam: 35 tentos para cada lado. O segundo jogo da história da Ferroviária foi contra o Linense, em Lins. Os mandantes ganharam por 2 a 1 naquela que foi a primeira viagem dos afeanos para jogarem fora de Araraquara.
O segundo jogo entre ambos foi de decisão, em campo neutro. No belo e charmoso Pacaembu, Locomotiva e Elefante decidiram a sorte do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1952, mas o jogo aconteceu já em 1953, no dia 31 de maio.
Num dia de muita chuva, a Ferroviária jogou bem, mas pecou na finalização, enquanto o Linense contou com um goleiro (Inocêncio) que fechou o arco e um atacante inspirado, Américo Murolo (autor dos três gols), que depois se consagraria ainda mais vestindo a jaqueta do Palmeiras.
42 anos sem encontro
Após os primeiros nove confrontos, esses adversários interioranos ficaram 42 anos sem se enfrentar: de 21 de janeiro de 1962 a 28 de março de 2004. Portanto, a maior parte dos jogos (14) acabou acontecendo neste século.
Paulistão é com a Ferroviária, Copa Paulista com o Linense
Em jogos pelo Paulistão, a Ferroviária leva a melhor. Já pela Copa Paulista, o Linense mantém-se invicto com três vitórias e três empates.
Goleadores Grenás
Dois atacantes da década de 1950 são os maiores artilheiros grenás nesse confronto: Cardoso e Gomes, com cinco gols cada.
Uma goleada para cada time
A única goleada sofrida pela Ferroviária foi exatamente na decisão da Segundona de 1952, no Pacaembu, no dia 31 de maio de 1953: Linense 3 x 0 Ferroviária.
A única goleada imposta pela AFE, ao Linense, aconteceu no dia 23 de dezembro de 1956, em partida válida pelo Campeonato Paulista da Divisão Principal: Ferroviária 4 x 1 Linense.
Araraquara x Lins
Igualdade absoluta em jogos realizados em Araraquara e em Lins: 11 em cada uma delas. E um jogo em campo neutro, conforme já referido, no Pacaembu, valendo título.
Todas as divisões
Uma particularidade que chama a atenção na história desses dois antagonistas: eles se enfrentaram por quatro divisões distintas do certame bandeirante: séries A1, A2, A3 e B1. Encontraram-se, assim, nas mais diferentes condições.