A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta quarta-feira, 1º de agosto, os números do retrospecto das equipes participantes da Copa Paulista, que terá início no próximo final de semana. Atual campeã, a Ferroviária possui números marcantes no torneio, com 14 participações, três finais disputadas e dois títulos conquistados.
Pelo retrospecto, e por disputar o Paulistão, a Ferroviária chega novamente com a promessa de disputar o título da Copa Paulista, competição onde também levantou a taça em 2006, quando ainda era denominada Copa Federação Paulista de Futebol. O time grená disputou a Série D do Campeonato Brasileiro, mas não conseguiu o objetivo. Agora, a Locomotiva espera repetir o feito de 2017 e ter mais uma oportunidade no nacional.
Segundo o levantamento, a Ferroviária disputou, ao longo de suas 14 participações no torneio, um total 278 jogos, onde somou 125 vitórias, 77 empates e 76 derrotas. O time de Araraquara marcou 409 gols e sofreu 297.
A maior sequência de vitórias da Locomotiva na Copa Paulista foi de oito triunfos seguidos. A maior série invicta conta com 12 jogos. Já a maior sequência marcando gols foi de 18 partidas, enquanto a maior sequência sem sofrer gols foi de sete jogos.
A maior vitória afeana na Copa Paulista foi uma goleada por 6 a 0 sobre o Sertãozinho em 2005. Já a maior derrota foi pelo placar de 6 a 1 para o Palmeiras B em 2003.
O time araraquarense, comandado pelo técnico Vinícius Munhoz, estreará na edição 2018 no dia 9 de agosto, contra o Red Bull em Campinas.