InícioDestaque GeralConheça Jahu, a Capital Estadual do Calçado Feminino

Conheça Jahu, a Capital Estadual do Calçado Feminino

Com produção de mais de 100 mil pares por dia, Jahu é reconhecida por lei aprovada pela ALESP

Jahu, município paulista de 150 mil habitantes, tanto se destaca pela produção de calçados femininos que, desde 16/12/2021, por meio da Lei Estadual nº 17.476, é reconhecida oficialmente como Capital do Calçado Feminino. O título foi concedido após aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O reconhecimento não vem à toa. Estima-se que, em Jahu, haja a produção de 112 a 120 mil pares de calçados por dia. Há, ainda, milhares de postos de trabalho – por volta de 10 mil – ligados às mais de 130 empresas do ramo instaladas na cidade.

O título honorário, proposto pelo ex-deputado Marcos Zerbini (PSDB), foi “de grande importância para a cidade”, disse o prefeito Ivan Cassaro (PSD). “Não só pelo reconhecimento, mas também por nos dar uma chancela que ajuda a abrir cada vez mais portas ao setor”, completou o mandatário.

Tradição calçadista

A homenagem da Alesp ao município de Jahu visa homenagear uma longa e duradoura tradição, com raízes no início do século passado. Guiseppe Contatore, imigrante italiano que chegou ao núcleo urbano de Jahu por volta de 1900, instalou a primeira sapataria da localidade. O empreendimento de Guiseppe permitiu que muitos sapateiros aprendessem e se especializassem no ofício.

Décadas depois, nos anos 1930, Jahu contava com um polo efervescente de casas de couros e pequenas oficinas calçadistas, nas quais estavam empregados alguns dos que viriam a ser os industriários pioneiros do setor de calçados.

As primeiras fábricas de corte com produção em larga escala surgiram na década de 1950. A partir dos anos 1980, o setor calçadista de Jahu efetivamente passou a se destacar a nível nacional. “A produção de calçados femininos”, segundo o prefeito Ivan Cassaro,” foi ganhando notoriedade nacional e internacional por conta da qualidade dos produtos e da inovação dos modelos”.

Crescimento e recuperação do setor

A produção de calçados femininos em Jahu, de suma importância para o setor nacional, está mais relevante ainda no contexto pós-pandemia. Segundo Haroldo Ferreira, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), “o setor calçadista nacional passa por um momento de recuperação das perdas provocadas pela pandemia de covid-19. A indústria de Jahu se destaca neste cenário de recuperação, já que cresceu acima do nível geral”.

Para Ivan Cassaro, o que motiva o setor de calçados de Jahu a inovar e fornecer novos e melhores produtos para o consumidor é a competitividade, acirrada pela abertura dos mercados por meio das vendas pela internet e facilitação das importações. “Com o fácil acesso das pessoas a produtos do exterior, não medimos esforços para fortalecer a nossa indústria”, afirma o prefeito.

Arranjo Produtivo Local e turismo

O título honorário de Capital Estadual do Calçado Feminino não foi a única conquista recente do setor calçadista de Jahu. A formalização do Arranjo Produtivo Local (APL) da região, demanda “de mais de 20 anos do setor” segundo Cassaro, foi homologada pelo Governo do Estado no ano passado e tem muito a contribuir com a produção do município.

Os APLs são conglomerados de empresas de uma mesma região que, diante de uma especialização comum, cooperam entre si. A formalização do APL calçadista de Jahu, diz Ivan Cassaro, “irá auxiliar muito no desenvolvimento da indústria e no fortalecimento das exportações”.

“Para 2023, a expectativa da Abicalçados é de um crescimento na produção nacional, entre 1% e 1,7%, com mais de 860 milhões de pares”, disse Haroldo Ferreira. “Jahu, certamente, irá contribuir de forma importante para essa estimativa, especialmente no que diz respeito ao consumo interno, que deve puxar o crescimento ao longo deste ano”, completou o presidente-executivo da associação.

Tamanha é a confecção calçadista de Jahu, que a cidade se tornou, além de polo produtivo, atração turística. O shopping Território do Calçado, por exemplo, é o maior aglomerado de lojas especializadas em calçado feminino de toda a América Latina. Ao visitar o município, garante o prefeito Cassaro, “tenho certeza que as mulheres voltarão com novos calçados para casa”.

Além disso, cerca de 30 fabricantes da cidade são expositores das duas maiores feiras de moda relacionadas ao ramo dos calçados: a Francal e a Couromoda. Os pares produzidos, assim, movimentam o turismo para além das fronteiras de Jahu.

*Informações: Imprensa ALESP

*Juliano Galisi, sob supervisão de Cléber Gonçalves

Luis Antônio
Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Notícias relacionadas

Mais lidas