InícioNotíciasGeralContém Arte: Lauro Monteiro ocupa o Sesc Araraquara

Contém Arte: Lauro Monteiro ocupa o Sesc Araraquara

Artista plástico araraquarense, radicado em Paraty, realiza ocupação artística em colagem no espaço ateliê da exposição da Escola de Belas Artes de Araraquara do Sesc

 

“Universos caóticos, montanhas de papéis, recortes acumulados em espaços ordenados/desordenados em classificações meticulosas, histórias sem final, imagiologiaenciclopédica em coleções incompletas, revistas, velhos livros, folhetos… Tesouras com passado são ferramentas de corte preciso que recorta territórios íntimos – flagelo de fetiches incompreendidos, jogos inconscientes e surreais, quando por acaso o encontro das imagens acontece.”

Neste clima, o artista plástico Lauro Monteiro ocupa o ateliê da Exposição sobre a Escola de Belas Artes de Araraquara, montada no espaço de convivência do Sesc. Em “Contém Arte” o público poderá conferir não só o processo de criação, mas participar dele durante toda a semana, que vai de 06 até 11 de dezembro.

“A ideia é mostrar ao público meu processo de criação – que pode parecer caótico no que se refere a uma certa ‘desorganização’ do ateliê: como a pesquisa na colagem parte do principio de pesquisa e busca de imagens que estão nas páginas de revistas, folhetos, velhas enciclopédias – o que faz que aparentemente o ateliê vire uma bagunça”, conta Lauro.

Imagens são pesquisadas, revistas folheadas, folhas arrancadas, até que se encontre uma imagem, “por mais louco que pareça, que se encaixe numa proposta de colagem”, acrescenta o artista.A técnica da colagem possibilita o desenvolver a criatividade por meio da desconstrução e construção de cenas cotidianas. Utilizada há muito tempo, como observamos na História da Arte e na contemporaneidade, com o aquecimento global, entre outros problemas ambientais, a colagem ganha uma outra importante função: auxilia na conscientização acerca da importância da reciclagem de materiais. A colagem é também muito utilizada em processos de aprendizagem na escola, de forma didática, e busca, por meio das imagens escolhidas aleatoriamente, recortadas e coladas para abordar um assunto.

Deste modo, aliada à prática da reciclagem de materiais (sobretudo de papéis), esta proposta de ocupação artística pretende também enfocar questões de sustentabilidade e da reciclagem de ideias, conceitos e pré-conceitos. Figura, assim, como uma possibilidade à vivência de novas experiências, onde o publico presente poderá vivenciar, de modo prático no fazer-artístico, dentro uma nova visão sobre a colagem, uma vez que não há nenhum pré-requisito para participar.

Lauro Monteiro vai além do simples ato da escolha da imagem, recorte e colagem: agrega outros materiais – tintas, textos, canetas dentre outros, ou seja, utiliza de técnica mista em seus trabalhos de colagem, cuja pesquisa vem desde jovem, quando frequentou, por anos, o atelier do Professor Lafayette Carvalho Toledo (ex-diretor da Escola de Belas Artes) na década de 70. 

Com esta técnica, participou do Núcleo I – Arte Postal, da XIV Bienal Internacional de São Paulo em 1981, no auge de um dos movimentos que considera mais democráticos em relação às artes: a arte postal – ainda em voga nos tempos atuais. Com este constante trabalho de colagem – além da pintura, aquarela, desenho, que formam o repertório do artista, Lauro tem realizado exposições, oficinas e workshop em várias cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, além de países como Itália, Espanha e Portugal.

 

10 e 11/12, sábado e domingo, das 10 as 13h e das 14 as 17h.

 

Sair da versão mobile