Em mais um momento histórico para a cidade de Araraquara, a Ferroviária terá acesso a um Centro de Treinamento exclusivo para o uso do futebol feminino, o primeiro no Brasil voltado para a modalidade. Através do convênio entre Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte de Araraquara), Petrobras e Governo Federal, o Centro de Treinamento do Pinheirinho será a casa das Guerreiras Grenás e passará por uma grande reestruturação.
O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (23), no próprio espaço, que recebeu a Diretora Executiva de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti; o Prefeito de Araraquara, Edinho Silva; a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; a Diretora de Futebol Feminino, Nuty Silveira; a Diretora de Futebol Feminino, Ana Lorena Marche; o presidente da Câmara dos Vereadores de Araraquara, Paulo Landim, e a Deputada Estadual, Márcia Lia.
O projeto tem como foco a formação esportiva de atletas, que envolvem meninas entre 11 e 20 anos, voltada para as categorias Sub-12, Sub-14, Sub-15, Sub-17 e Sub-20, recebendo 240 meninas.
Na parte estrutural, os cinco campos de futebol passarão por reformas, sendo que um deles se tornará um miniestádio, com arquibancada e vestiários, o qual poderá receber jogos das categorias dos mais diversos torneios realizados pela FPF (Federação Paulista de Futebol) e CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Além dos gramados, serão construídos um prédio administrativo (recepção, salas de reunião, gestão, depósitos, comissões técnicas, auditório e hall) e um alojamento para as atletas com 21 dormitórios para 82 atletas, com todas as áreas necessárias para alimentação e saúde.
“Nesta construção [do projeto Ferroviária/Fundesport], com conquistas e marcas históricas, mas não só de títulos, mas como cidadãos e atletas que foram formados aqui em Araraquara e vieram de todo o Brasil, desde formação ao time principal, e também para a Seleção Brasileira Feminina. É um grande orgulho estar em um clube, com uma cidade de 250 mil habitantes, que revela atletas e investe no futebol feminino sem ter a obrigatoriedade”, destacou Nuty durante a solenidade.
“O futebol feminino foi a única modalidade que foi proibida por lei no Brasil e só foi regulamentado em 1983, mas com uma série de imposições que era quase para as mulheres não jogarem futebol. O Brasil tem uma dívida histórica com as mulheres que escolheram jogar futebol. Enquanto se proibiam as mulheres de jogar, nos Estados Unidos era a modalidade mais praticada pelo público feminino durante a formação escolar. Agora, a Petrobras abraça o futebol feminino e será uma grande incentivadora da modalidade com a Ferroviária”, declarou Edinho Silva.
“Para nós, é um orgulho de estarmos apoiando com este convênio para a construção e infraestrutura, e de competências técnicas. Este apoio ao CT do Pinheirinho está apoiado justamente a este último pilar e contará com investimentos em eventos do setor, capacitação de profissionais, como gestoras e treinadoras. No Brasil, o nosso setor é muito carente em estruturas de excelência para mulheres no futebol feminino. Cada conquista a gente não pode voltar atrás. Temos que fincar o passo e é assim que a Petrobras está trabalhando”, declarou Clarice Coppetti.
O projeto contará com outras ações com o intuito no desenvolvimento e crescimento humano, com palestras e workshops, eventos e campeonatos organizados pela FPF, visita de ONGs e escolas da cidade ao Centro de Treinamento.
Outra novidade envolvendo as categorias de formação, a partir de 2025, as Guerreirinhas Grenás contarão com uma escolinha de futebol feminino gratuita para iniciação esportiva, voltada para crianças de 6 a 10 anos, ajudando no fomento da modalidade e na busca por novos talentos.
Desde 2001, a Fundesport conta com o projeto social que envolve o futebol feminino, o qual oportunizou a entrada de mulheres a prática do futebol, desde treinamentos e a disputa de competições regionais, até chegar a nível nacional.
Através deste projeto, surgiu a parceria com a Ferroviária em 2007, papel fundamental para evolução do futebol feminino de Araraquara, sendo uma das principais forças do país e da América do Sul atualmente.
Texto e fotos: Rafael Zocco/Ferroviária
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.