Com time misto, a já classificada Croácia manteve 100% de aproveitamento na fase de grupos da Copa do Mundo ao vencer a Islândia por 2 a 1 nesta terça-feira, um resultado que também eliminou a seleção nórdica e ajudou a Argentina, que bateu a Nigéria pelo mesmo placar, a chegar às oitavas de final.
Após um primeiro tempo sem gols na Rostov Arena, mas com muita pressão islandesa, o volante croata Milan Badelj mostrou oportunismo e abriu o placar aos sete minutos da segunda etapa. O empate veio aos 30, em pênalti cobrado por Gilfy Sigurdsson, mas o meia Ivan Perisic garantiu a vitória aos 44 minutos.
Com o triunfo da Argentina sobre a Nigéria em São Petersburgo, a Islândia, que jogou mais ofensivamente do que nunca, precisava vencer para conseguir a classificação, mas desperdiçou muitas chances e esbarrou em grandes defesas do goleiro Lovren Kalinic.
Por fim, os islandeses se despediram de sua primeira participação no torneio na lanterna do grupo D, com um ponto, dois a menos que os nigerianos. A Argentina somou quatro pontos e avançou para a próxima fase na segunda posição da chave, enquanto a líder Croácia conseguiu nove.