A expectativa era de que a disputa entre Croácia e Dinamarca seria decidida por um lance de Luka Modric, do lado croata, ou de Christian Eriksen, do lado dinamarquês, mas os protagonistas da partida deste domingo acabaram sendo os goleiros Subasic e Schmeichel. O arqueiro dinamarquês foi o grande responsável por levar a decisão da partida para os pênaltis, defendendo uma penalidade de Modric durante o segundo tempo da prorrogação, a quatro minutos do final de jogo. Mas foi o goleiro croata que levou a melhor nas cobranças de pênalti que definiram a classificação da Croácia para as quartas de final.
Os dois gols da partida saíram nos cinco primeiros minutos de jogo. Logo aos dois minutos, o zagueiro Jorgensen pegou a sobra de uma cobrança de lateral lançada para a área croata por Knudsen — o lance de ataque mais repetido pelos dinamarqueses — e empurrou para o gol. A bola parecia defensável, mas Subasic aceitou. Logo na sequência da saída de bola, Mandzukic aproveitou sobra de bola dentro da área dinamarquesa e empatou o jogo.
Os croatas demonstraram mais talento ao longo da partida, mas pararam na organização da defesa dinamarquesa. Na única vez em que Modric conseguiu fazer a diferença na partida, aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, Schmeichel apareceu para salvar os dinamarqueses. O meia croata fez um lançamento sensacional para Rebic, que driblou o goleiro dinamarquês e, quando ia finalizar com o gol aberto, foi derrubado por Jorgensen dentro da área. Modric foi para a bola, mas a cobrança de pênalti parou nas mãos de Schmeichel. A partida terminou em 1×1.
O goleiro dinamarquês foi com moral para a decisão final por pênaltis e pegou duas cobranças. Mas Subasic pegou três, uma delas de Eriksen, e garantiu a passagem de seu time para as quartas de final. Agora, os croatas enfrentam os russos por uma vaga na semifinal.