Começa nesta sexta-feira, 30 de junho, a 18ª edição da Copa Paulista, maior competição do estado no segundo semestre. O campeonato contará com a participação de 22 clubes divididos em três grupos e será disputada de 30 de junho a 26 de novembro. A competição dará duas vagas para campeonatos nacionais: uma para a Série D do Brasileiro e outra para a Copa do Brasil. O campeão pode optar pelo torneio que quer disputar. Este será o segundo ano desta novidade: em 2016, o campeão, XV de Piracicaba optou pela vaga na Série D, e a Ferroviária, vice, alcançou a Copa do Brasil.
A atual edição também será um laboratório para o Paulistão 2018. Antiga reivindicação dos clubes, a FPF incluiu no Regulamento da Competição a possibilidade da livre e ilimitada inscrição de atletas das categorias de base, além dos 28 atletas inscritos previstos.
Para isso, baseados em referências europeias, FPF e clubes acordaram regras para que um atleta seja considerado da base do clube, como estar registrado há pelo menos 18 meses e ter participação de uma competição de base.
Assim como no ano passado, São Paulo e Santos participarão da competição, que até 2015 não permitia a presença de clubes com calendário no Campeonato Brasileiro.
Em 2016, pela primeira vez a Copa Paulista passou a contar com transmissões ao vivo e gratuitas pela internet, com 24 jogos transmitidos ao vivo pela FPF TV.
Além disso, em 2016 a FPF firmou parceria com a Fox Sports Brasil para a transmissão da reta final da competição, incluindo as semifinais e finais do campeonato. A Copa Paulista também contou com ações do Programa Futebol Sustentável, da FPF, que permite a troca de garrafas PET por ingressos.
A meta da FPF é oferecer um calendário anual aos clubes paulistas, e a Copa Paulista é também um atalho para as competições nacionais.Ela permite que clubes possam maturar seus jogadores, gerar empregos, mobilizar torcedores, mexer com a economia das cidades e valorizar ainda mais o futebol paulista.
JOGOS DA 1ª RODADA
Sexta-feira, 30 de junho de 2017
20h – Taubaté x Juventus
Sábado, 1 de julho de 2017
15h – Rio Branco x Atibaia
15h – Taboão da Serra x Desportivo Brasil
15h – Água Santa x Nacional
16h – Noroeste x Velo Clube
16h – São Caetano x Santos
17h – Inter Limeira x Audax
Domingo, 2 de julho de 2017
10h – Mirassol x Ferroviária
Segunda-feira, 3 de julho de 2017
20h – XV Piracicaba x Penapolense
Terça-feira, 4 de julho de 2017
Portuguesa x Portuguesa Santista