Os dois finalistas da Copa Paulista 2019 serão conhecidos no decorrer neste sábado, 1º de novembro. Como as duas partidas da rodada de ida das semifinais terminaram empatadas em 2 a 2, os confrontos entre São Caetano e EC São Bernardo, XV de Piracicaba e Mirassol seguem totalmente em aberto. Nesse cenário, aquele que vencer avança à final, enquanto nova igualdade levará a decisão para os pênaltis. Além da vaga na decisão, também estão em jogo vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2020.
Logo às 16h30, São Caetano e EC São Bernardo fazem um clássico do ABC Paulista no Estádio Anacleto Campanella. Enquanto o time azulino, que tem a vantagem de jogar em casa, busca chegar a sua primeira final na Copa Paulista, a equipe alvinegra faz a sua estreia no torneio e logo na primeira participação, já chegou ao mata-mata.
Para chegar até aqui, o São Caetano fez uma campanha praticamente perfeita e terminou na liderança de suas chaves em todas as fases do torneio. Ao todo, em 23 jogos disputados, o time celeste venceu 13, empatou sete e perdeu apenas três. Já o EC São Bernardo veio em um crescente durante o campeonato. Após terminar na terceira colocação do Grupo 4 na primeira fase, a equipe alvinegra liderou as outras duas etapas. Em 23 jogos são 11 vitórias, sete empates e quatro derrotas.
No outro jogo das semifinais, que será disputando às 20h15, entre XV de Piracicaba e Mirassol no Estádio Barão de Serra Negra, também promete ser bastante disputado. Isso porque ambas as equipes fizeram campanhas bastante parecidas.
Ao todo, em 23 jogos, o XV de Piracicaba venceu 12, empatou sete e perdeu quatro. Já o Mirassol, apesar de ter feito uma segunda fase com 100% de aproveitamento, tem um retrospecto abaixo com 11 vitórias, oito empates e quatro derrotas.
Nesta fase semifinais, os quatro times estão divididos em dois grupos de dois times, que jogam em turno e returno. Em caso de empate na soma dos placares agregados, a decisão irá para os pênaltis. A única vantagem dos times com melhores campanhas é de fazer o segundo jogo e decidir em casa. As datas da grande final estão agendadas para 9 e 16 de novembro.
Assim como já virou tradição, são duas vagas a competições nacionais em disputa. O campeão escolhe qual delas quer, enquanto o vice fica com a que sobrar. Em 2018, o Votuporanguense optou pela Copa do Brasil. A Ferroviária, consequentemente, ficou com um lugar no Campeonato Brasileiro da Série D.