Pela 28º vez na história, o Corinthians é campeão estadual. A equipe do Parque São Jorge se aproveitou da vantagem conquistada no jogo ida diante Ponte Preta e, após o empate por 1 a 1 na Arena Corinthians neste domingo (7), o clube ergue o troféu dourado do Paulistão 2017. O duelo também marcou o maior público do estádio em jogos do Corinthians, com mais de 46 mil pagantes.
Precisando fazer ao menos três gols, a Ponte Preta tomou mais a iniciativa no início do confronto, ficando mais com a posse de bola, porém sem conseguir furar a forte marcação do Corinthians.
A chance mais clara de gol no primeiro tempo, no entanto, foi a bola na trave de Maycon. O volante corintiano recebeu um passe de cabeça de Romero, em uma jogada iniciada por Jadson. Jô ainda tentou aproveitar o rebote, mas a zaga desviou para escanteio.
No final da primeira etapa, os donos da casa passaram a ficar com a bola e controlaram a partida. Aos 40 minutos, Jô recebeu passe açucarado de Fágner dentro área e mandou à esquerda da meta.
O confronto voltou mais equilibrado depois do intervalo até que aos 17 minutos, o maior artilheiro da história da Arena Corinthians deixou sua marca também no centésimo jogo. Romero recebeu de Jadson sozinho na entrada da área. Aranha ainda defendeu a primeira tentativa, mas na segunda o camisa 11 mandou para o fundo das redes.
A vantagem fez com o Corinthians se recuasse. Os visitantes foram para cima, apostando principalmente de fora da área. Na principal delas, aos 35, Ravanelli acertou a trave. A pressão deu resultado somente aos 40 minutos, quando Marllon desviou o cruzamento de Ravanelli para o gol.
Nos minutos finais, a partida ficou aberta. A torcida começou a soltar o grito de 'é campeão' e aplaudiu de pé a saída de Romero. O apito final do árbitro deu início a festa do Corinthians, campeão no centésimo jogo em sua nova casa.