Após o São Paulo assegurar sua classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil ao vencer o Ituano por 1 a 0 na terça-feira (25), nesta quarta (26) foi a vez de outros três clubes paulistas conquistarem suas vagas entre os 16 clubes que seguem vivos na competição.
Corinthians, Palmeiras e Santos fizeram o que precisavam, garantiram a passagem e embolsaram uma premiação de R$ 3,3 milhões. Os próximos adversários das equipes sairão de sorteio, ainda sem data definida pela CBF.
Corinthians elimina o Remo
O Corinthians carimbou a vaga ao derrotar o Remo nos pênaltis, nesta quarta-feira, na Neo Química Arena. No tempo normal, triunfo por 2 a 0. Atrás do placar, após perder em Belém por 2 a 0, o Corinthians pressionou o Remo logo de cara. No primeiro lance da partida, Adson recuperou a bola, tabelou com Yuri Alberto, invadiu a área e mandou para o fundo das redes. Era tudo o que o Corinthians queria. O time paulista seguiu em cima do adversário, que foi aos poucos se encontrando na partida. Aos 24 minutos, Lucas Mendes avançou pela direita e cruzou. Muriqui cabeceou e viu a bola bater em Bruno Méndez e sair pela linha de fundo. Nos minutos finais, o Remo começou a arriscar mais. Em um belo contra-ataque, com direito a rolinho de Muriqui em Giuliano, Pedro Vitor arriscou da entrada da área e mandou por cima do gol.
No segundo tempo, o Remo voltou mais compacto e diminuiu os espaços do Corinthians, que começou a tentar em chutes de fora da área e em bolas alçadas para dentro da área. Fausto Vera e Matheus Araújo tentaram, mas sem sucesso. Apesar de se postar defensivamente, o Remo assustava. Aos 40 minutos, Jean Silva arriscou de longe e tirou tinta do travessão de Cássio. A resposta foi imediata. Yuri Alberto recebeu livre dentro da área e cabeceou. Vinícius fez um milagre. O jogo ficou aberto no fim com chances claras de ambos os lados, até que aos 48 minutos, o Corinthians fez 2 a 0. Fagner avançou em liberdade e cruzou na cabeça de Roger Guedes, que deu um leve desvio para levar o duelo para os pênaltis.
Nas cobranças, o Remo marcou com Ícaro, mas Leonan errou a segunda batida. Anderson Uchôa, Muriqui e Claudinei também fizeram, mas não conseguiram evitar a eliminação, já que o Corinthians acertou todos os pênaltis. Cobraram: Yuri Alberto, Maycon, Fausto Vera, Matheus Bidu e Roger Guedes.
Após a partida, o técnico Cuca anunciou sua saída do clube alegando questões familiares.
Palmeiras aproveita vantagem
O Palmeiras até saiu na frente, mas empatou com o Tombense-MG, por 1 a 1, desta vez em partida disputada no Estadio Parque do Sabiá, em Uberlândia. Na partida de ida, que aconteceu no Allianz Parque, a equipe alviverde havia vencido por 4 a 2, com isso o placar agregado terminou em 5 a 3.
Mesmo jogando fora de casa e com um time recheado de reservas, o Palmeiras foi para cima e não demorou para abrir o placar. Aos 13 minutos, após falha na troca de passes do meio-campo da Tombense, o jovem Giovane ficou com a bola, invadiu a área e chutou cruzado, encontrando Breno Lopes, que só empurrou para o fundo das redes. O time rival arriscou vários chutes de fora da área, mas o primeiro tempo terminou mesmo com a vitória parcial do time paulista.
No segundo tempo, o Palmeiras manteve o ritmo e o jovem Luis Guilherme chegou a balançar as redes -no que seria seu primeiro gol como profissional- mas estava em posição irregular e o árbitro invalidou o lance após análise do VAR. Já nos minutos finais, aos 40 minutos, em um contra-ataque rápido, o Tombense deixou tudo igual com um gol de Alex Sandro em um chute de fora da área. Por isso, o duelo terminou em 1 a 1.
Santos passa pelo Botafogo de Ribeirão
O Santos está classificado às oitavas de final da Copa do Brasil ao derrotar o Botafogo por 1 a 0 nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. No jogo de ida, em Ribeirão Preto, o time alvinegro já havia vencido por 2 a 0. O Santos teve três minutos de pressão e quase abriu o placar com Mendoza. Marco Leonardo recebeu de Soteldo e cruzou rasteiro. Patrick Brey chegou na hora H para afastar o perigo. Tomás Andrade respondeu para o Botafogo, mas Messias salvou.
A partir daí o Botafogo tomou conta do jogo e criou boas oportunidades de gol. Na melhor delas, aos 47 minutos, Carlos Manuel fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e cruzou. Bauermann afastou o perigo.
No segundo tempo, o Santos se reencontrou na partida e abriu o placar aos cinco minutos. Após cobrança de escanteio de Lucas Lima, Messias subiu sozinho para fazer 1 a 0. O Botafogo tentou responder aos 18 minutos. Edson Carioca recebeu dentro da área e exigiu grande defesa de João Paulo. No fim, Robinho chegou a marcar, mas a arbitragem marcou impedimento e anulou o lance. Com isso, o Santos administrou a vantagem e confirmou a vitória.