Após empatar por 1 a 1 no jogo de ida das semifinais na Neo Química Arena, o Corinthians acabou derrotado para o Fortaleza, Castelão e deu adeus a Copa Sul-Americana. Nesta terça-feira (3), no jogo de volta, o time paulista não suportou a pressão dos donos da casa e foi superado por 2 a 0.
Agora, o Corinthians concentra todas as suas forças no Campeonato Brasileiro, para tentar uma vaga para a Copa Libertadores de 2024. O time é o 13º colocado, com 30 pontos, a 11 pontos do G-6, que dá vaga para a pré-libertadores. No sábado, às 21h, o time encara o Flamengo, na Neo Química Arena, pela 26ª rodada.
Atuando fora de casa, o Corinthians enfrentou a pressão do estádio lotado em prol do Fortaleza. Tentando se valer do jogo aéreo, os donos da casa cansaram de levantar bola na área. Lucero por duas vezes parou em Cássio. O time paulista, por sua vez, tinha o contra-ataque como arma. Moscardo tocou para Renato Augusto que deu lindo passe para Yuri Alberto. O atacante saiu livre de marcação, mas chutou em cima do goleiro.
O lance foi o único do Corinthians na partida. A partir daí, o Fortaleza seguiu pressionando e acuou o adversário. Yago Pikachu recebeu na área e mandou uma bomba cruzado e Cássio fez uma defesaça. A blitz do time nordestino era tanta que o Corinthians mal conseguia passar do meio de campo. Na reta final, a defesa corintiana ainda bloqueou uma sequência de três chutes do Fortaleza antes de afastar a bola.
Na segunda etapa, o Corinthians sucumbiu à pressão. Com três minutos, Yago Pikachu pegou a sobra e, mesmo deitado, teve mais reação que Fábio Santos para levantar e bater forte para vencer Cássio e abrir o placar para o Fortaleza. Sem conseguir se desvencilhar da marcação alta dos donos da casa, a situação do time paulista piorou aos nove minutos, quando Tinga cabeceou com tranquilidade para ampliar o marcador.
Com o placar favorável, o Fortaleza baixou as linhas. Mesmo dando a bola para o Corinthians, o time cearense tinha o controle da partida. O time paulista até tentou reagir em chute de fora da área de Rojas, mas foi pouco para buscar um empate. Na reta final, o Fortaleza se fechou totalmente na defesa e, quando tinha a posse da bola, prendia no ataque para gastar tempo. Yuri Alberto ainda tentou, mas parou no goleiro rival.