InícioDestaque EsportesCorinthians vence o Vasco e é tetracampeão da Copa do Brasil

Corinthians vence o Vasco e é tetracampeão da Copa do Brasil

Com gols decisivos de Yuri Alberto e Memphis, Timão levanta a taça sob o comando do técnico araraquarense Dorival Júnior

O Corinthians é campeão da Copa do Brasil 2025. Na noite deste domingo (21), o Timão venceu o Vasco por 2 a 1 no Maracanã e conquistou o tetracampeonato da competição nacional. Como o jogo de ida havia terminado empatado por 0 a 0, o triunfo no Rio garantiu o título aos paulistas, que voltam a levantar a taça após as conquistas de 1995, 2002 e 2009.

O título também marcou a quarta taça da Copa do Brasil conquistada pelo técnico araraquarense Dorival Júnior, que já havia conseguido essa façanha com Santos (2010), Flamengo (2022) e São Paulo (2023).

Os gols do Corinthians foram marcados por Yuri Alberto e Memphis Depay, enquanto Nuno Moreira descontou para o Vasco. Empurrado por mais de 70 mil torcedores no Maracanã, o Cruzmaltino tentou impor pressão, mas esbarrou na eficiência corintiana nos momentos decisivos da partida. Com o resultado, o Vasco ficou com o vice-campeonato pela segunda vez na história — a primeira havia sido em 2006 — e segue com um único título, conquistado em 2011.

A decisão foi marcada por muita intensidade e equilíbrio. O Corinthians abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo, quando Yuri Alberto recebeu lançamento de Matheuzinho e finalizou com precisão. O Vasco reagiu e chegou ao empate aos 40 minutos, após falha defensiva que terminou em cruzamento de Andrés Gómez e cabeceio certeiro de Nuno Moreira. O primeiro tempo terminou em igualdade, mantendo a decisão completamente aberta.

Na etapa final, o confronto ficou ainda mais tenso, com discussões, cartões e forte disputa no meio-campo. O gol do título saiu aos 17 minutos do segundo tempo, em jogada bem trabalhada: Breno Bidon iniciou a ação, Matheuzinho avançou pela direita e encontrou Yuri Alberto, que rolou para Memphis Depay finalizar e decretar a vitória por 2 a 1. A partir daí, o Corinthians soube administrar o resultado até o apito final.

Além do título, a conquista encerra um jejum de oito anos sem troféus nacionais do clube alvinegro, cujo último havia sido o Campeonato Brasileiro de 2017, e garante vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026. Mesmo atuando no sacrifício, com dores físicas, Yuri Alberto foi decisivo ao marcar um gol e dar a assistência para o outro, enquanto Memphis confirmou seu protagonismo ao anotar o tento do título em uma noite histórica para a Fiel torcida.

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 x 2 CORINTHIANS
Data e horário
: 21 de dezembro de 2025, às 18h;
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ);
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio;
Assistentes: Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos;
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira;
Público: 67.111 pessoas;
Renda: R$ 13.214.612,50;
Cartões amarelos: Cuesta e Thiago Mendes (VAS); Yuri Alberto e Dorival Júnior (COR);
Cartões vermelhos: nenhum;
Gols: Yuri Alberto, COR (18’/1ºT); Nuno Moreira, VAS (40’/1ºT); Memphis Depay, COR (17’/2ºT);

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Pumita Rodríguez (Matheus França); Barros (Vegetti), Thiago Mendes e Coutinho (Tchê Tchê); Nuno Moreira (GB), Andrés Gómez e Rayan. Técnico: Fernando Diniz;

CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Angileri); José Martínez, Raniele (Carrillo), Maycon (André) e Breno Bidon (Rodrigo Garro); Memphis Depay e Yuri Alberto (João Pedro Tchoca). Técnico: Dorival Júnior.

Fotos: Rodrigo Coca/Corinthians e Rafael Ribeiro/CBF

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.

Notícias relacionadas

Mais lidas