O aumento nos casos suspeitos de coronavírus em vários estados brasileiros já provocou uma mudança na rotina de muitas cidades, inclusive em Araraquara.
As aulas da rede estadual de ensino foram suspensas a partir do dia 23 de março. No entanto, as atividades nas escolas começam a ser alteradas já a partir dessa semana, com a presença sendo facultativa para todos os alunos. A suspensão das aulas ainda não atinge a rede municipal de ensino.
As ETEC’s, FATEC’s e universidades também tiveram as aulas suspensas. Em Araraquara, as atividades da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Odontologia, Ciências e Letras (FCL) e do Instituto de Química da UNESP estão suspensas a partir de terça-feira (17).
A recomendação do Estado de São Paulo é que as escolas particulares também estabeleçam um calendário de quarentena. Quase todos os colégios particulares também já confirmaram a suspensão das aulas no mesmo período. No caso do ensino privado, as recomendações e organização de conteúdo cabem à diretoria de cada estabelecimento de ensino.
Shows e eventos
O Governo de São Paulo também determinou o fechamento de museus, bibliotecas, teatros e centros culturais por até 30 dias. Há também recomendação para que estabelecimentos privados destinados às atividades culturais também se mantenham fechados.
O SESI Araraquara informou por meio dos canais oficiais que, para que sejam evitadas grandes aglomerações de pessoas, a partir de segunda-feira, 16 de março, toda a programação cultural do SESI Araraquara estará suspensa por tempo indeterminado como uma medida de precaução. As aulas da rede escolar SESI-SP e das unidades dos Centros de Atividades (CATs) estão mantidas, seguindo recomendação do Ministério da Saúde sobre as medidas mais adequadas sobre a prevenção ao coronavírus (COVID-19), até o momento.
Município monta comitê de avaliação
A Prefeitura Municipal de Araraquara realizou, na manhã deste domingo, dia 15 de março, uma reunião entre o secretariado municipal e profissionais de todas as áreas da saúde para traçar um plano de ação estratégico para enfrentamento da doença, com base na situação municipal e seguindo orientações dos governos federal e estadual.
Vale destacar que a cidade não registra, até o momento, nenhum caso de Coronavírus. Quatro casos suspeitos da doença estão sendo investigados. Em função disso, o município, segundo especialistas e critérios da Vigilância Nacional em Saúde, a cidade encontra-se no estágio de “Atenção”, diferente de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro e outros municípios, que se encontram no último estágio, o de “Transmissão Comunitária”, que é quando o vírus está instalado no município, sem identificação da fonte de infecção.
Desta forma, a Prefeitura de Araraquara adotará medidas que condizem com sua realidade atual, de forma a não desorganizar os sistemas públicos de atendimento, bem como garantir segurança no atendimento à população:
– Monitoramento diário da situação do vírus em Araraquara por meio da Criação do Comitê de Contingência do Coronavírus.
– Divulgação diária sobre a situação do Coronavírus em Araraquara por meio de Boletins. Eles serão divulgados à população via canais oficiais do Município, além de envio aos veículos de comunicação.
– Disponibilização de profissional da Saúde para o atendimento do telefone da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (0800 – 771 7723).
– Criação de instrumentos de comunicação com a cidade. A Secretaria de Comunicação vai implementar um hotsite com informações a respeito de prevenção, busca por diagnóstico, telefones úteis, atualização de dados e outras informações importantes.
– Campanha informativa na Rodoviária, direcionada aos passageiros viajantes, em especial para cidades com o estágio avançado de transmissão comunitária, como é o caso de São Paulo (capital).