Um ano após assumir a Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana de Araraquara, o coronel da reserva da Polícia Militar Adalberto José Ferreira está deixando o cargo. A informação foi apurada pelo Jornalismo da Morada. A troca será oficializada no dia 5 de janeiro, quando Adalberto vai apresentar o novo secretário em reunião.
Para o lugar dele, assume o coronel da reserva da PM Robson Douglas de Souza. Em sua trajetória profissional, Robson comandou, em 2021, o CPI-3 – Comando de Policiamento do Interior 3, responsável por toda a região de Ribeirão Preto, que reúne cerca de 90 municípios, incluindo Araraquara.
Apesar do bom índice de aprovação e do reconhecimento técnico pela experiência na gestão pública, os motivos da saída de Adalberto não foram oficialmente divulgados. Nos bastidores, a decisão é apontada como pessoal, após conversas familiares, em meio a críticas políticas e à pressão gerada pela Comissão Especial de Inquérito instalada na Câmara.
A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana é responsável pelo trânsito e pela coordenação da Guarda Civil Municipal. Segundo o relatório, a pasta foi escolhida como primeira etapa da investigação devido ao número elevado de denúncias e à sensibilidade das funções exercidas. A comissão apontou padrões de problemas, falhas de gestão e riscos institucionais.
