Araraquara registrou nesta terça-feira (31) mais 320 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 53,33% de 600 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 56,6%.
Nesta data, a Rede SUS contabilizou 473 testes em sintomáticos, dos quais 258 foram positivados, sendo 1 de outro município, e 47 testes em assintomáticos, com 7 positivados.
Portanto, Araraquara soma 73.153 casos confirmados de Covid-19. Do total de confirmados, 1.373 permanecem em quarentena e 71.093 já saíram. Uma amostra aguarda resultado.
Hoje, 41 pacientes estão internados; 38 estão em enfermaria, sendo 35 confirmados e 3 suspeitos, e 3 confirmados estão em UTI. Dos 41 internados, 33 são moradores de Araraquara e 8 residem em outros municípios: Américo Brasiliense (4), Boa Esperança do Sul (1), Borborema (1), Ibaté (1) e Motuca (1).
Hoje, a Santa Casa tem 7 pacientes, o Hospital São Paulo tem 14 pacientes, o Hospital São Francisco tem 2 pacientes, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 7 pacientes e o Heab tem 11 pacientes.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 100% de leitos de enfermaria e 16% de UTI.
O município registrou, até o momento, 687 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito registrado nas últimas 24 horas.
USO DE MÁSCARA VOLTA A SER OBRIGATÓRIO EM AMBIENTES FECHADOS E LUGARES ABERTOS COM AGLOMERAÇÕES
O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta terça-feira, dia 31 de maio de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
Em reunião extraordinária realizada hoje com o Comitê Científico do Município, ficou definido, com base nas avaliações diárias da situação epidemiológica, que a partir de amanhã, dia 1 de junho, volta a ser obrigatório o uso de máscara facial em ambientes fechados e também em ambientes abertos com aglomerações.
E fica fortemente recomendado, em todos os ambientes, o uso de máscaras para as pessoas do grupo de risco para a COVID-19, tais como as imunossuprimidas, idosas e as pessoas com síndrome gripal.
Ainda é recomendação do Comitê de Contingência do Coronavírus e o Comitê Científico que que os comunicantes domiciliares continuem cumprindo quarentena. O isolamento recomendado é de 7 dias.
Também é importante que as pessoas mantenham o uso de álcool em gel e evitem ambientes de aglomerações.
O decreto municipal que passará a vigorar a partir da sua publicação nos Atos Oficiais do município, neste dia 1 de junho, poderá ser consultado, na íntegra, no site da Prefeitura.
A situação epidemiológica continuará sendo avaliada diariamente e todas as medidas necessárias para contenção da transmissão da Covid-19 na cidade serão adotadas e amplamente divulgadas.
Vale ressaltar a importância de as pessoas completarem o calendário vacinal. Araraquara já atingiu 90% da população imunizada com as duas doses, mas é fundamental que os públicos que estão sendo atendidos com o reforço busquem essas doses.
A vacina é a principal arma contra as formas mais graves da doença.