Um garoto de 8 anos morreu enquanto brincava com amigos na rua de casa, no Parque São Paulo, em Araraquara, na tarde de quinta-feira, dia 25. O menino passou mal enquanto jogava bola e caiu no chão desmaiado.
O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e realizou os procedimentos de reanimação, mas a criança morreu na UPA – Unidade de Pronto Atendimento da Via Expressa. Familiares disseram que o menino não apresentava problemas de saúde.
O corpo foi encaminhado para exames no IML – Instituto Médico Legal, mas a suspeita é que a criança morreu de problemas no coração.
Atenção
Dados de 2014 já apontavam que o mal súbito mata 212 mil pessoas por ano no Brasil. Só no estado de São Paulo, o problema faz mais de 20 mil vítimas fatais anualmente. Este número é bastante preocupante e requer que as pessoas fiquem atentas aos indícios que sinalizam o problema.
O problema se manifesta de repente, em pessoas aparentemente saudáveis. De todos os casos de mal súbito, cerca de 90% são desencadeados por arritmias cardíacas.
O coração da vítima deixa de bater normalmente e adquire batimentos descompassados. Este movimento, por sua vez, não é suficiente para enviar o oxigênio aos órgãos vitais.