Cristiano Ronaldo foi premiado nesta segunda-feira pela Fifa como melhor jogador do mundo em 2016. Campeão da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes com o Real Madrid e da Eurocopa com Portugal, o atacante faturou o troféu pela quarta vez e agora tem apenas uma conquista a menos em relação ao argentino Lionel Messi.
Grande favorito na disputa, CR7 já havia faturado o prêmio Bola de Ouro da revista France Football no fim do ano passado. As premiações eram unificadas desde 2009, mas neste ano houve a separação. Cristiano Ronaldo teve 34,54% dos votos.
Cristiano Ronaldo disse que 2016 foi o melhor ano da sua carreira e ainda aproveitou para alfinetar Messi. “Gostaria muito que ele estivesse aqui, assim como todos os jogadores do Barcelona”, disse o português, referindo ao veto do clube catalão à premiação. Messi (26,42%) ficou em segundo lugar, seguido pelo francês Antoine Griezmann (7,53%), do Atlético de Madrid. O atacante ficou no quase em 2016 ao ser vice-campeão da Liga dos Campeões e da Eurocopa.
Além do prêmio individual, CR7 também integrou a seleção do ano. Apenas 2 brasileiros entraram no time, os laterais Daniel Alves e Marcelo. A imprensa europeia havia vazado a informação de que Neymar estaria na lista, mas o atacante do Barcelona fico de fora. Veja abaixo a relação.
Confira a lista:
Goleiro: Manuel Neuer (Bayern de Munique)
Laterais: Daniel Alves (Juventus) e Marcelo (Real Madrid)
Zagueiro Gerard Piqué (Barcelona) e Sergio Ramos (Real Madrid)
Meias Luka Modric (Real Madrid), Toni Kroos (Real Madrid) e Andrés Iniesta (Barcelona)
Atacantes: Lionel Messi (Barcelona), Luis Suárez (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Veja os vencedores das outras premiações:
Melhor técnica: Silvia Neid (Alemanha)
Melhor técnico: Claudio Ranieri (Leicester City)
Melhor torcida: Liverpool (Inglaterra) e Borussia Dortmund (Alemanha)
Fair Play: Atlético Nacional (Colômbia)
Carreira Espetacular: Falcão (Futsal/Brasil)
Prêmio Puskás: Mohd Faiz Subri (Penang FA/Malásia)
Melhor jogadora: Carli Lloyd (Estados Unidos)


